Tamanho do texto

Não raro, as desenvolvedoras transformam seus games de sucesso em franquias, e continuam publicando-as por muitos anos; vejas as mais longas

Mesmo após tantos anos de seu lançamento, algumas franquias ainda continuam mobilizando equipes de desenvolvimento de seus estúdios, para atender aos desejos dos fãs de ter semprwe novos jogos de suas séries favoritas.

Leia também: Mass Effect: Andromeda diverte, mas não cumpre expectativas

O iGames listou quais são as franquias mais duradouras e que continuam fazendo sucesso entre os jogadores e tendo novos games lançados até os dias atuais. Veja:

Final Fantasy

Final Fantasy XV
Reprodução
Final Fantasy XV

A grande maioria dos títulos de Final Fantasy contam histórias individuais, que não tem nenhum tipo de conexão entre si. Contudo, a parte gráfica da franquia, sempre muito bem cuidada e com um estilo de traço próprio, dá identidade à franquia, o que faz com que ela seja facilmente reconhecida pelos fãs e gamers no mundo todo.

A franquia original conta com 15 games já lançados, e sete animações, entre filmes e séries. Todos os games têm fortes inspirações em culturas, mitologias e idiomas diferentes, dentre elas, a européia, a asiática e até mesmo os povos árabes. O conflito central de muitos jogos  desta franquia costuma focar-se em um grupo de personagens tentando derrotar um antagonista, que está caminhando a passos largos para a dominação do mundo. A missão costuma ser impedi-lo de alguma forma, custe o que custar.

Mario

Super Mario Run
Reprodução
Super Mario Run

Mario é o encanador bigodudo de boné vermelho mais famoso dos consoles, e é propriedade intelectual da Nintendo. Apesar de originalmente aparecer apenas em jogos de plataforma, os games do personagem ganharam novos formatos ao longo dos anos. Atualmente, existem games da franquia como corrida, puzzles, party, role-playing, luta e até mesmo esportes, para diversas gerações de consoles da Big N.

A franquia de jogos do universo deste encanador é considerada como a maior e mais lucrativa saga que existe no mundo. O universo do encanador conta com mais de 200 games diferentes já lançados para diversas plataformas, sendo Super Mario Run o último lançamento, exclusivo para os dispositivos mobile com sistemas iOS e Android. Há também diversos produtos oficiais licenciados com a marca Maio Bros.

Leia também: Descoberta da Semana: Happy Hop: Kawaii Jump, a plataforma mais fofinha do mundo

Tomb Raider

Tomb Raider
Reprodução/Youtube
Tomb Raider

Ahhh... Lara Croft! A franquia Tomb Raider traz as aventuras da heroína e é publicada há mais de 20 anos. Conquistando milhares de jogadores pelo mundo afora, Lara sempre está em busca de artefatos perdidos nas cidades mais remotas (e, por vezes, abandonadas) do mundo. Com tanto sucesso, a heroína acabou se tornando um dos grandes ícones do universo dos videogames e do mundo geek.

Além disso, a franquia chegou a se estender para o cinema, embora os filmes não tenham ganhado o coração  do público na mesma proporção que os jogos digitais da moça. A saga da exploradora também ganhou notoriedade por apresentar, desde 1996, gráficos totalmente desenvolvidos em 3D, uma inovação e tanto para a época do lançamento, onde todos os games eram desenvolvidos em 2D e com gráficos inferiores aos apresentados no game. Além disso, também foi Tomb Raider o game que desenvolveu o conceito de exploração livre e interação com o cenário.

Apesar disso, a franquia não escapa das críticas, sobretudo, do público feminino. A aparência de Lara Croft sempre foi muito criticada devido a hipersexualização que a personagem vem sofrendo ao longos dos anos. Pouco tempo depois do lançamento do primeiro game, os produtores chegaram a afirmar que a heroína tinha curvas exageradas de forma proposital, e que isso foi feito para agradar ao público gamer - predominantemente composto por adolescentes do sexo masculino na época.

GTA

GTA
Reprodução
GTA

GTA é uma das séries de games de corrida de maior sucesso do mundo todo. O nome da série uma gíria policial utilizada nos Estado Unidos para identificar roubo de automóveis. Assim como CoD, GTA é um dos produtos de entretenimento mais rentáveis da história do universo gamer - apesar disso, a série de jogos é bastante polêmica e já recebeu diversas acusações de estimular a violência gratuita e ser um jogo nocivo ao público infantil.

Até o momento, série conta com 15 títulos, sendo o mais jogado deles o famoso GTA San Andreas. Em virtude das mudanças de tecnologia que foram empregadas na série desde o começo de seu lançamento, em 1997, os fãs costumam dividir a série em 2D, 3D e HD.

Na Era 2D, mais antiga, temos os games: GTA London, 1961; GTA London, 1969; Grand Theft Auto e  Grand Theft Auto 2. Já na Era 3D, que é mais recente que a anterior, há GTA Vice City Stories; GTA Vice City; GTA San Andreas; GTA Liberty City Stories; GTA Advance e Grand Theft Auto III. A Era HD, a mais recente de todas e que traz os jogos para a geração atual de consoles da Sony e da Microsoft conta com os seguintes títulos, em ordem de lançamento: Grand Theft Auto IV;  GTA The Lost and Damned; GTA The Ballad of Gay Tony; GTA Chinatown Wars e Grand Theft Auto V.

Leia também: PewDiePie promete vídeos menos ofensivos para não perder lucro com o YouTube

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda
Reprodução
The Legend of Zelda

Sendo uma das séries de maior sucesso da Nintendo, Zelda acompanha a história de Link, cuja missão é proteger o reino de Hyrule e a Triforce. Esta última trata-se de uma relíquia deixada pelas Deusas criadoras do mundo, e é capaz de realizar desejos, trazendo ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas que também poderia destruí-lo se cair em mãos erradas.

Pode-se dizer que essa é uma das franquias com mais fãs fiéis. O título de mais de trinta anos ainda causa ansiedade, prova disso foi o furor que o lançamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o décimo nono título e exclusivo para o console híbrido Nintendo Switch causou. Os games da franquia contam com quebra-cabeças e problemas complexos, que precisam ser solucionados para que as relíqueas sejam protegidas e o mundo continue a salvo das forças do mal e o equilíbrio entre as forças permaneça estabelecido.