Tamanho do texto

De acordo com consultoria norte-americana, Pokémon GO atingiu seu pico de jogadores na ocasião do lançamento, com 28,5 milhões de usuários

De acordo com a consultoria norte-americana comScore , o game mobile de realidade aumentada Pokémon GO está em decadência. Isso porque, desde o seu lançamento, em junho do ano passado, o game perdeu cerca de 82% de seus jogadores ativos.

Leia também: Minecraft recebe skins especiais de "Power Rangers"

POkémon GO apresenta queda significativa meses após o lançamento
Reprodução/Huffington Post
POkémon GO apresenta queda significativa meses após o lançamento

De acordo com o levantamento, o pico de usuários ativos de Pokémon GO foi atingido em seu lançamento, com cerca de 28,5 milhões de jogadores ativos. Desde então, o game vem apresentando uma queda gradual, tendo estacionado em 5 milhões no último lançamento, ainda em dezembro do ano passado.

Leia também: Konami rebate acusação sobre direito de imagem de Maradona no PES 2017

A Niantic, responsável pelo game, tem feito um grande esforço para não só manter os jogadores, como também atrair novos usuários para o seu jogo mobile de realidade aumentada. Eventos com maior incidência de monstrinhos de determinados tipos têm sido frequentes, além da adição de novas funcionalidades, itens e da segunda geração de monstrinhos do anime.

Entretanto, de acordo com os resultados do levantamento, nenhum desses esforços têm sido o bastante para tornar o game um sucesso de público novamente. A base ativa diária de usuários se manteve entre 5 e 10 milhões de jogadores por dia, no segundo semestre de 2016, como é demonstrado no gráfico abaixo:

Pokémon GO perdeu cerca de 82% de usuários após o lançamento
Reprodução/comScore
Pokémon GO perdeu cerca de 82% de usuários após o lançamento

Sobre o game

Trata-se de um jogo de realidade aumentada, que virou febre em 2016, e revolucionou a maneira como os jogadores interagiam com o smartphone, trabalhando com o conceito da realidade aumentada. Ao instalar o app no celular, o jogador pode ir andando na rua – existe uma interligação entre o app e o GPS do celular –, os monstrinhos de bolso vão aparecendo no mapa e você pode capturá-los.

Leia também: As dez melhores músicas para se acabar em Just Dance

Existe a opção de usar um fundo do game ou ativar a câmera do smartphone e literalmente caçar o pokémon nas ruas. Pokémon GO está disponível gratuitamente para iOS e Android e não tem previsão de chegada ao Windows Phone.

    Leia tudo sobre: Aplicativo