Tamanho do texto

Pokémon Go, Clash Royale e muito mais: Os games mobile mais baixados

De acordo com um levantamento realizado pela NZN Content , os games mobile fizeram a cabeça (e os smartphones) dos usuários. Dentre os jogos mais baixados do ano passado, estão os fenômenos Pokémon GO e Clash Royale .

Leia também: For Honor terá compensação para jogadores por falha no online

Pokémon GO foi o game mais baixado no ano passado; contudo, perdeu popularidade ao longo dos meses
Reprodução/Huffington Post
Pokémon GO foi o game mais baixado no ano passado; contudo, perdeu popularidade ao longo dos meses

Durante todo o ano de 2016, Pokémon GO foi o campeão dos jogos mais baixados do ano, batendo a marca dos 680 mil downloads, em todos os tipos de dispostivos mobile. O segundo lugar ficou com Clash Royale, o game de luta e dominação de territórios medievais, com uma média de mais de 135 mil downloads. Ambos apps foram lançados no meio do ano, e se tornaram sucesso absoluto.

Mas e os jogos que estavam no ranking de downloads em janeiro do ano passado? Será que é possível estabelecer uma tendência para o ano com base nas escolhas dos jogadores logo no primeiro mês?

Os números

Em janeiro de 2016, Traffic Rider , o game em que o jogador assume a pele de um "cachorro louco" no comando de uma moto radical, ocupava o topo da lista de downloads de games mobile. Já ao final do ano, ele caiu para terceiro lugar, com cerca de 90 mil downloads. Dos outros games no top 10 do primeiro mês do ano passado, nenhum teve força o suficiente para se manter na lista.

Leia também: Xbox anuncia serviço de assinatura mensal de games

Isso se deve, em parte, pelo sucesso absoluto que foi Pokémon GO, que arrebatou jogadores de todas as idades e classes sociais, no mundo todo. E, em parte, pela efemeridade desse tipo de jogo, em que os usuários são bombardeados com novos lançamentos a cada dia, fazendo que os games mobile fiquem rapidamente ultrapassados e sejam esquecidos.

Mesmo o famoso jogo de realidade aumentada da Niantic Labs já perdeu seu prestígio, e o que se vê são sucessivos eventos no jogo, em uma busca da desenvolvedora para atrair novamente mais jogadores diários para sua base ativa. Contudo, o game que foi o mais rentável do ano, já não atrai tanta atenção.

Tendências?

O primeiro mês de 2017 não teve nenhum lançamento tão impactante como o meio de 2016. Franquias famosas lançaram seus games, como Pokémon , Yu-Gi-Oh , Angry Birds e até mesmo Star Wars . Mas não é de se esperar que nenhum desses games tenha força o bastante para se manter no top de downloads até o final do ano.

Novamente, isso se deve tanto à efemeridade desse tipo de entretenimento, quanto aos novos lançamentos, e ainda pela facilidade de qualquer um poder desenvolver e publicar seus títulos. Juntos, esses fatores são a principal causa para as febres desses apps serem tão rápidas. Exemplos disso não faltam: Flappy Bird, Candy Crush, Pou, Pokémon GO e muitos outros.

Leia também: Ideia inicial era insectóides em vez de dinossauros em Horizon Zero Dawn

Veja o ranking de janeiro de 2017:

1º lugar: Xtreme Racing 2 - Speed Car GT
2º lugar: Yu-Gi-Oh! Duel Links
3º lugar: Hot Wheels: Race Off
4º lugar: Pokémon Duel
5º lugar: Angry Birds Blast
6º lugar: Star Wars: Force Arena
7º lugar: The Little Fox
8º lugar: Top Football Manager
9º lugar: Bubble Witch 3 Saga
10º lugar: War Commander: Rogue Assault

Alguma aposta sobre quais serão os jogos mais baixados deste ano? Acompanhe aqui no iGames.

    Leia tudo sobre: Aplicativo