Tamanho do texto

Um dos gêneros favoritos dos gamers, os jogos de mundo aberto se beneficiaram muito da evolução tecnológica dos hardwares

O lançamento de Horizon Zero Dawn , ainda neste mês, promete marcar um novo parâmetro para os jogos de mundo aberto . Um dos gêneros mais adorados pelos gamers, os títulos dessa categoria foram os que mais se beneficiaram com a evolução dos consoles.

+ Produtora revela detalhes de atualização de Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn será lançado em 28 de fevereiro
Divulgação
Horizon Zero Dawn será lançado em 28 de fevereiro

O que caracteriza os jogos de mundo aberto é a liberdade em como e quando realizar os objetivos. Não há um consenso sobre qual é o primeiro game em mundo aberto, mas a tese mais aceita é que o RPG Ultima, de 1981, foi quem inaugurou esse gênero – apesar de outros títulos, como Hydlide e Elite, também dividirem esse mérito.

Em 1985, Mercenary deu um passo importante e se tornou o primeiro game de mundo aberto em 3D. Isso abriu caminho para outros títulos como The Legend of Zelda, Grand Theft Auto e Dragon Quest.

Revolução

A primeira grande revolução nos games de mundo aberto veio em 2001, quando GTA III foi lançado para PlayStation 2. Com uma área enorme para ser explorada pelo jogador, o jogo mudou para sempre o gênero e criou a base de todo título moderno que têm as mesmas características.

+ Desenvolvedora de No Man's Sky quebra o silêncio e anuncia novidades do game

Desde seu primeiro título, a série GTA é baseada em um sistema de missões que podem ser feitas ou não pelo jogador. Essa forma de organizar o jogo foi adotada por muitos outros games e hoje domina o mercado.

Mas a grande coisa de GTA III é seu imponente cenário. Para a época, as três ilhas que podiam ser exploradas pelo jogador era algo que nunca havia sido feito em nenhum outro game. Hoje, aquilo é fichinha: o título mais recente da série, por exemplo, tem uma área maior do que as de GTA IV, GTA San Andreas e Red Dead Redemption combinadas.

A evolução do poder de bala dos consoles foi fundamental para os games de mundo aberto conseguirem se desenvolver. Títulos como Watch Dogs, World of Warcraft e Assassin's Creed só deram certo porque os hardwares permitiram que esses títulos atingissem sua máxima capacidade.

GTA III provocou a maior revolução nos jogos de mundo aberto
Divulgação
GTA III provocou a maior revolução nos jogos de mundo aberto

Nos últimos anos, o grande game de mundo aberto é para PC: a febre Minecraft. Lançado em 2011, o jogo é mais um sandbox em que os jogadores constroem seus próprios mundos. Atualmente, cerca de 1 milhão de pessoas jogam o jogo diaramente.

Próxima geração

No ano passado, No Man's Sky levou a coisa para outro nível. O game de exploração espacial é o maior já feito e, segundo os desenvolvedores, pode chegar a ter 18 quintilhões de planetas diferentes.

+ Hideo Kojima afirma que Death Stranding é um jogo para o mercado

O aguardado Horizon Zero Dawn, que chega para PS4 em 28 de fevereiro, tem tudo para manter a barra alta. O RPG segue a personagem Aloy, que vive em um mundo pós-apocalíptico habitado por robôs. O jogo usa sistemas sofisticados para simular dia e noite e ainda acontece em diferentes climas.

Com a chegada da realidade virtual e o aprimoramento da tecnologia, a tendência é que os jogos de mundo aberto fiquem ainda mais imersivos e enlouqueça ainda mais os jogadores. A gente mal pode esperar pelo GTA III da nova geração.