Imagens divulgadas revelam que a franquia Assassin's Creed poderia ter ganhado game em realidade virtual graças a projeto universitário
Que a franquia Assassin's Creed é um sucesso, todo mundo já sabe. O que muitos não sabem ainda é que a Ubisoft
já trabalhou em um jogo de realidade virtual da franquia, que levava o subtítulo Da Vinci's Workshop.
+ Heavy Metal Machines apresenta novidades em beta aberto
Esse game de realidade virtual de Assassin's Creed foi desenvolvido a partir de uma parceira entre a companhia responsável pelo jogo e produzido por estudantes da universidade NHTV. No entanto, ele não seria lançado comercialmente. O projeto chegou a público graças a Matt Stenquist, artista da Ubisoft em Paris.
+ Mesmo com crescimento do setor, mercado de games apresenta retração em 2016
Isso porque Stenquist divulgou, em seu portfólio, quatro telas do jogo, incluindo ícones, menus e alguns outros itens de design de interface e de experiência. Mais tarde, o artista apagou as imagens. Tim van Kan, líder do projeto e lead designer, publicou uma nota sobre o ocorrido em sua página.
"O jogo em si é uma sala de escape co-op em que jogadores devem resolver vários quebra-cabeças no ateliê de Leonardo para recuperar uma Peça do Éden", dizia a mensage de van Kan. Ele também apontou que não existem planos para o lançamento comercial do jogo ou mesmo qualquer tipo de distribuição.
Vem ou não?
Apesar disso, não está descartada a possibilidade de que o projeto seja retomado em breve, ou mesmo que o game apareça em feiras. Porém, é possível que a Ubisoft esteja somente testando o público para saber se vale a pena transportar suas maiores franquias para a realidade virtual.
O jogo foi desenvolvido em Unreal Engine 4 para HTC Vive e Oculus Rift. Em 2016, a Ubisoft admitiu que deseja unificar os três principais headsets de realidade virtual, com um cross-play entre essas plataformas.
+ PS4: Saiba tudo sobre o console mais popular da Sony
Atualmente, sabe-se que a companhia está trabalhando em um novo game de Assassin's Creed, de codinome Empire. Supostamente, o jogo irá se passar no Egito, e deve ser lançado ainda neste ano. Em 2016, a empresa optou por não lançar nenhum game, alegando que o próximo jogo levaria a franquia a outro nível e que, ao apressar o projeto para não interromper uma sequência anual de lançamentos - que acompanhou a empresa de 2009 a 2015 -, o game não entregaria a experiência desejada aos jogadores.