Tamanho do texto

FIFA está entre os games mais vendidos. Contudo, o mercado de jogos apresentou uma retração em 2016 quando comparado aos números de 2015

De acordo com informações da GfK , uma empresa global que monitora vendas reais de games e de diversas categorias de eletroeletrônicos em todo o Brasil, a participação dos consoles de 8ª geração - como FIFA, PES, Minecraft e muitos outros - no mercado de games apresentou um crescimento de 18,8% no último ano, quando comparado à 2015. Com isso, esse setor passou a representar 64% do faturamento anual dessa fatia da economia.

+ EA confirma nova temporada de A Jornada em FIFA 18

O FIFA17 foi o game mais vendido no Brasil em 2016; contudo, mercado apresentou retração no setor
Divulgação
O FIFA17 foi o game mais vendido no Brasil em 2016; contudo, mercado apresentou retração no setor

Contudo, mesmo com o boom nas vendas de FIFA , o mercado total de games fechou 2016 com uma retração de 16,6% em volume de unidades vendidas, na comparação com o ano anterior. Ainda de acordo com o levantamento anual da GfK, quando o faturamento é comparado nos dois últimos anos, a retração foi menor - cerca de 10,7% em relação a 2015.

+ Ronaldo Fenômeno fala sobre sociedade com a CNB: "Equipe que tem mais tradição"

Para Filipe Mori, coordenador de atendimento da empresa, a diferença entre os percentuais se deve, sobretudo, a uma variação nos valores dos produtos. Isso porque os preços dos games aumentaram cerca de 7,1% ao longo do ano de 2016. Dessa forma, a baixa nas vendas foi compensada pelo aumento dos valores para adquirir os jogos digitais.

Ainda de acordo com Mori,  os consoles mais vendidos são os da nova geração - isto é, o PS4 e o Xbox One. Os dois modelos respondem por 61,2% das unidades comercializadas no Brasil ao longo do ano de 2016.

Jogos mais vendidos

Games de corrida e FPS tiveram queda nas vendas quando comparado com 2015; já os jogos de Ação e Aventura e Esportes apresentaram um ligeiro crescimento
Divulgação/GfK
Games de corrida e FPS tiveram queda nas vendas quando comparado com 2015; já os jogos de Ação e Aventura e Esportes apresentaram um ligeiro crescimento

Uma análise mais aprofundada relevou que alguns gêneros de games foram mais consumidos que outros durante o ano passado. Jogos de Ação e Aventura, bem como de Esportes apresentaram um discreto crescimento. Enquanto isso, games de FPS e Corrida apresentaram queda nas vendas, como está demonstrado no gráfico.

Confira os 10 games mais vendidos no ano passado:

+ PS4: Saiba tudo sobre o console mais popular da Sony

1- FIFA Soccer 17
2- Minecraft
3- Pro Evolution Soccer 2017
4- Grand Theft Auto V
5- FIFA Soccer 16
6- Pro Evolution Soccer 2016
7- LEGO Marvel: Super Heroes
8- Call Of Duty: Black Ops III
9- Uncharted 4: A Thief's End
10- Battlefield 1

+ Após acidente, FIFA 17 presta homenagem a Chapecoense

    Leia tudo sobre: PS4