Tamanho do texto

Recurso é inaugurado por meio de uma parceria com a Blizzard, que havia sido oficializada em junho e apenas agora começa a apresentar os resultados

Facebook lança streaming de games para concorrer com o Youtube
Reprodução/Youtube
Facebook lança streaming de games para concorrer com o Youtube

As transmissões de games em plataformas de vídeo são cada vez mais comuns. Algumas pessoas, inclusive, conseguem ganhar muito dinheiro com isso. É o caso de Youtubers que têm canais voltados para os jogos online e conseguem atrair grandes quantidades de espectadores, por exemplo. 

LEIA:  Atualização permite capturar Pokémons lendários

Pensando em atrair este público, o Facebook lançou uma ferramenta que vai permitir aos usuários realizarem transmissões de games ao vivo. O recurso é inaugurado por meio de uma parceria com a Blizzard, que havia sido oficializada em junho e apenas agora começa a apresentar os resultados. Já é possível encontrar o serviço em algumas regiões como sudeste da ásia, Austrália, Nova Zelândia e América. A previsão é de que chegue ao resto do mundo em breve. 

É certo, no entanto, que o Facebook continuará atrás do Youtube e outras plataformas especialziadas, como o Twitch, em um quesito: a variedade. Isso porque, por conta da parceria, será possível transmitir apenas os jogos produzidos pela própria Blizzard. Entra os mais conhecidos, estão World of Warcraft e Overwatch, por exemplo. 

Para fazer uma transmissão, é necessário primeiro criar uma conta no site Battle.net – que pertence à Blizzard – e fazer a conexão com o Facebook. Posteriormente, clique no botão de vídeo que surgirá na tela. Você também pode ativar esta função de forma manual, entrando nas configurações e, posteriormente, em "streaming". Depois da ativação, você só precisa ir até o jogo que deseja e iniciar a transmissão. 

LEIA MAIS:  Parceria com a CBF leva times do Brasileirão ao “PES 2017”

Além disso, o usuário também conta com a opção de configurar algumas características relacionadas à qualidade de vídeo da transmissão. É possível escolher a resolução máxima de 1280 x 720. Também será possível verificar em tempo real quantas pessoas estão assistindo à transmissão no momento.  

Uma exigência para que o usuário consiga transmitir jogos ao vivo pelo Facebook, no entanto, pode dificultar o alcance do serviço no início: é necessário que ele esteja usando um computador que tenha o Windows como sistema operacional, pois a versão para outros sistemas ainda não foi desenvolvida. 

Microsoft

Não é só o Facebook que resolveu entrar de vez no mundo gamer. A Microsoft, no início do mês, já havia anunciado a aquisição do Beam.A plataforma também é usada para as transmissões ao vivo, mas com o diferencial de permitir que as pessoas que estão assistindo às partidas possam votar por mudanças nas regras do jogo, por exemplo. 

LEIA TAMBÉM: Microsoft adia lançamento de “Halo Wars 2”

A nova plataforma de games da Microsoft será integrada ao Xbox, facilitando o uso por parte dos jogadores do console. Diferente do que acontece com a transmissão no Facebook, o Beam pode funcionar com qualquer jogo. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.