Tamanho do texto

O clube carioca enfrenta o Corinthians na última rodada na Arena Corinthians, em São Paulo, e a vitória do time da casa prejudica o Vasco

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado no atual formato de pontos corridos em 2003 quase sempre tivemos um dos 12 clubes considerados “grandes” no futebol nacional sendo rebaixados para a segunda divisão . Neste ano,  os maiores ameaçados são Corinthians e Vasco, que se enfrentaram na última rodada na Arena Corinthians. E com a vitória dos donos da casa, aumentaram as chances de rebaixamento do Vasco para Série B em 2019.

Chances de rebaixamento do Vasco para a Série B em 2019 crescem na rodada
Reprodução
Chances de rebaixamento do Vasco para a Série B em 2019 crescem na rodada


Segundo o matemático Tristão Garcia do site Infobola, faltando apenas 3 rodadas para o final do Campeonato Brasileiro de 2018 as chances de rebaixamento do Vasco para a Série B em 2019 são de 25% após a derrota para o Corinthians na última rodada. Segundo o mesmo matemático após os resultados da rodada Corinthians e Fluminense praticamente se livraram de qualquer risco, com 1% e 2% de chances de rebaixamento respectivamente.

Segundo os matemáticos da UFMG a situação do Cruzmaltino é ainda mais difícil: o Vasco aparece com 32,6% de chances de no ano que vem disputar a segunda divisão naquele que seria o quarto rebaixamento de sua história em um intervalo de apenas 10 anos.

A primeira vez que o Vasco da Gama foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro foi em 2008, ano em que tinha como presidente o seu grande ídolo Roberto Dinamite e era treinado por Renato Gaúcho, além de ter em seu elenco nomes como Edmundo. Naquele ano o time terminou o Brasileirão  com 40 pontos na 18ª colocação.

Leia também: River Plate é favorito ao título da Libertadores 2018

O segundo rebaixamento do Vasco aconteceu 5 anos depois, em 2013 quando era treinado por Adilson Batista. Naquela temporada o time terminou novamente em 18º na tabela com 44 pontos conquistados.

Chances de rebaixamento do Vasco para a Série B em 2019 crescem nessa rodada
Reprodução
Chances de rebaixamento do Vasco para a Série B em 2019 crescem nessa rodada


O terceiro e até aqui último rebaixamento do Vasco aconteceu em 2015, novamente na 18ª colocação sob o comando do técnico Jorginho, somando apenas 41 pontos em 38 rodadas.

Faltando 3 rodadas para o final do Brasileiro em 2018 o Vasco aparece atualmente com 39 pontos, apenas 2 pontos acima do América-MG que é a equipe que abre a zona de rebaixamento. Atrás dos mineiros aparecem a Chapecoense, também com 37 pontos e Vitória, com 36 pontos conquistados. O Paraná é o lanterna com 22 pontos, já rebaixado.

O Vasco terá mais 3 jogos até o final da temporada, enfrentando São Paulo e Palmeiras em São Januário e encerrando a temporada jogando contra o Ceará no Castelão, naquele que pode ser dependendo das circunstâncias um confronto direto contra o rebaixamento.

Para os sites de apostas, como por exemplo o Betz Club , a situação do clube carioca também não é nada tranquila. Além de serem um dos favoritos para ficar com uma das vagas na Série B de 2019 o time consegue entrar em campo como azarão na próxima partida, contra o São Paulo, mesmo jogando em casa.

As chances de rebaixamento do Vasco para Série B em 2019 são reais, e se o time não quiser ter surpresas ou precisar contar com outros resultados precisará vencer pelo menos duas das três partidas que ainda restam neste Brasileirão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.