Tamanho do texto

Entre os clubes que nunca foram para a segunda divisão estão também Flamengo, Cruzeiro, Santos e São Paulo; Chape vem correndo riscos

A história moderna do Campeonato Brasileiro teve início em 1971, e desde então poucas equipes que participaram do torneio podem se orgulhar de nunca terem sido rebaixadas para a segunda divisão . Entre os grandes clubes do futebol nacional a lista se resume a Flamengo, Cruzeiro, Santos e São Paulo. Porém, recentemente esta lista ganhou uma nova participante , uma equipe novata que vem fazendo bonito na elite: a Chapecoense nunca foi rebaixada.

Apesar do risco, Chapecoense nunca foi rebaixada
Reprodução
Apesar do risco, Chapecoense nunca foi rebaixada

A equipe catarinense é uma das mais novas na elite do futebol nacional, fundada em 1973 e com “apenas” 45 anos, enquanto enfrenta rivais como o Flamengo que recentemente completou 123 anos de sua fundação ainda como clube de regatas. O time chegou à Série A do Brasileirão ficando com o vice-campeonato da Série B, e desde então na elite a Chapecoense nunca foi rebaixada , mas corre grande risco de ver esta história mudar em 2018.

E por mais triste que isso seja, o risco de rebaixamento da equipe acontece na semana em que o acidente aéreo do voo 2933 da LaMia completa 2 anos. Foi na noite do dia 28 de novembro de 2016 que a queda do avião que ia de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia para o Aeroporto de Rionegro na Colômbia matou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas brasileiros e tripulantes.

Na ocasião os demais clubes tinham o plano de dar uma imunidade para a Chape ficar livre do rebaixamento em 2017, 2018 e 2019, porém a equipe não aceitou esta ajuda e no segundo ano após a tragédia corre o risco de voltar para a segunda divisão pela primeira vez desde que chegou à primeira divisão.

Leia também: Últimos amistosos de 2018 mostram como faturar com a Seleção Brasileira

Após 37 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro de 2018 o time catarinense tem apenas 41 pontos conquistados na 16ª colocação da tabela, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.

Apesar do empate sem gols contra o Corinthians em São Paulo na penúltima rodada o time ainda depende apenas de si mesmo para fugir do rebaixamento, enfrentando ao São Paulo em casa na última rodada.

Com Paraná e Vitória já rebaixados ainda faltam definir os outros 2 clubes que cairão para a Série B de 2019, e até mesmo um empate pode salvar a Chapecoense desde que o Sport, que recebe o Santos na Ilha do Retiro e o América-MG, que vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, não vençam.

Chapecoense nunca foi rebaixada
Reprodução
Chapecoense nunca foi rebaixada


Segundo os matemáticos da UFMG a chance de rebaixamento da Chapecoense é de 40,7%, e a tendência é que o time não tenha vida fácil já que enfrenta um adversário que ainda luta pela vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.

Sendo assim, a Chapecoense é uma das favoritas para ser rebaixada segundo os sites de apostas esportivas, como por exemplo o Betz Club . Matematicamente além de Sport, América-MG e Chapecoense, Vasco, Fluminense e Ceará ainda têm chances de queda nesta temporada.

A Chapecoense nunca foi rebaixada e luta para continuar assim, mas terá que vencer a sua partida na última rodada para se manter na elite do Brasileirão e tentar uma temporada muito melhor do que esta em 2019.

    Leia tudo sobre: Futebol