Tamanho do texto

Após terminar o primeiro turno do Brasileirão na liderança, o clube paulista agora disputa uma vaga para a Libertadores do ano que vem; veja mais

Após terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na primeira colocação da tabela, o São Paulo deu uma grande esperança a seus torcedores de poderia brigar por um título nesta temporada e encerrar o jejum de conquistas que já dura desde 2012. Porém, a queda de rendimento neste segundo turno mantém apenas o São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019.

São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019
Reprodução
São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019


São diversos motivos para esta queda de rendimento, que deixa o time atualmente na 4ª colocação da tabela com 47 pontos conquistados, nove a menos do que o líder Palmeiras e dois a mais do que o Grêmio que aparece na quinta colocação. Esta  aproximação dos gaúchos é quem pode atrapalhar o São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019 .

Segundo os matemáticos da UFMG o Tricolor Paulista tem 99,9% de chances de se classificar para o torneio continental no próximo ano já que os 6 primeiros colocados do Brasileirão se garantem na Copa Libertadores do ano que vem.

Porém, terminar na quinta ou na sexta colocação atrapalhariam demais os planos da equipe para 2019, já que apenas os quatro primeiros do Brasileirão garantem a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, com o 5º e o 6º colocados tendo que passar por duas fases preliminares antes de conseguir uma vaga em um dos grupos.

E o planejamento do São Paulo para o ano que vem no apertado calendário do futebol nacional já é bastante complicado para o time se dar ao luxo de fazer quatro partidas a mais e duas viagens internacionais que seriam, teoricamente, desnecessárias se terminar fora do G4 do Brasileirão.

Leia também: Site aponta Boca e River empatados como favoritos na final da Libertadores 2018

Após o final do Campeonato Brasileiro de 2018 os jogadores do São Paulo entram em férias e voltam aos trabalhos apenas na primeira semana de janeiro. O time viaja para os Estados Unidos onde disputa a Florida Cup contra Eintracht Frankfurt da Alemanha no dia 10 de janeiro e contra o Ajax da Holanda dois dias depois.

Retornando o Brasil o time faz a sua estreia no Campeonato Paulista provavelmente no dia 20 de janeiro e caso tenha que disputar as fases preliminares da Libertadores já teria um jogo e provavelmente uma viagem no dia 5 de fevereiro.

São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019
Reprodução
São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019


Depois da partida contra o Flamengo no último final de semana, que terminou com empate entre as equipes no Morumbi após o São Paulo estar por duas vezes na frente do placar, o técnico Diego Aguirre foi realista sobre a situação do time, que chegou a ser favorito ao título segundo o site de apostas  Betz Club mas hoje vive uma situação completamente diferente:

- Sofremos algumas derrotas, ficamos longe da primeira posição e entrou um clima não de frustração, mas de tristeza, porque ficamos longe de uma coisa que vimos perto por um momento. O problema é que às vezes as expectativas são mais altas que a realidade. Ir à Libertadores pode ser bom. Obviamente que queríamos todos ser campeões, mas compete a nós assumir a realidade.

O São Paulo na briga pela vaga na Libertadores 2019 pode ser frustrante para quem pensou em título nesta temporada, mas mantém o time ainda em alerta nesta temporada para não arruinar precocemente todo o planejamento para o próximo ano.