Tamanho do texto

Um dos consoles favoritos dos fãs de games, o Nintendo 64 completa 20 anos de lançamento no Brasil neste ano; veja por que o videogame é tão querido

Um dos consoles mais vendidos do Brasil, o Nintendo 64 mora no coração dos gamers brasileiros há pelo menos 20 anos. Foi em 1997 que o videogame da Nintendo chegou ao País para apaixonar milhões de amantes de games.

Leia mais:  Contra-ataque à Sony, Nintendo Switch chega ao mercado em 3 de março

O Nintendo 64 foi lançado oficialmente no Brasil em dezembro de 1997; neste ano, o console completa 20 anos no País
Reprodução/Twitter
O Nintendo 64 foi lançado oficialmente no Brasil em dezembro de 1997; neste ano, o console completa 20 anos no País

Último videogame a usar cartuchos, o Nintendo 64 foi lançado oficialmente no Brasil em dezembro de 1997, cerca de um ano depois de chegar aos Estados Unidos e ao Japão. O console tinha apenas três games – Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64 –, mas logo se tornaria um dos mais bem sucedidos da história da Nintendo.

O N64 surgiu numa época em que os videogames começavam a ficar em alta no Brasil. Quem era dono de um console no País, geralmente tinha o Super NES , lançado em 1993,  ou Mega Drive, da Sega, lançado em 1990 – apesar do Sega Saturn ter chegado ao País em 1995. O PlayStation, também de 1995, era o grande concorrente do videogame da gigante japonesa.

Último console da 5ª geração de videogames, o N64 tinha acessórios bem característicos, sendo o joystick o mais emblemático. Com um design único, o controle do console era uma espécie de tridente e vinha com um botão analógico no centro, ferramenta consagrada pelo PlayStation. Além disso, o videogame aceitava até quatro controles ao mesmo tempo, oferecendo a melhor experiência multiplayer da geração.

Leia mais: Nintendo Switch divide youtubers: "Vai ter que melhorar serviço que oferece"

Força das franquias

Mas o que fez a fama do 64 mesmo foram os jogos. Apesar de não ter a tecnologia de seus concorrentes, muito menos de seus sucessores (como o PS2, Dreamcast e Xbox), o console tinha alguns trunfos na manga: Mario e Pokémon .

Mario Kart 64 é um dos jogos mais conhecidos do Nintendo 64; o game mais vendido do console é o Super Mario 64
Reprodução
Mario Kart 64 é um dos jogos mais conhecidos do Nintendo 64; o game mais vendido do console é o Super Mario 64

Grandes febres dos anos 1990, as duas franquias ganharam games exclusivos para o videogame da Nintendo. Títulos como Pokémon Stadium , Pokémon Stadium 2 , Mario Kart 64 , Mario Party , Paper Mario , Super Smash Bros. e Super Mario 64 foram os mais vendidos do console, que ainda teve títulos das franquias Zelda e Mortal Kombat .

Leia mais:  Criador de Mario afirma que Minecraft deveria ter sido criado pela Nintendo

O N64 vendeu cerca de 32 milhões de unidades em todo o mundo, sendo o segundo console de 5ª geração mais vendido. O primeiro foi o PlayStation, que vendeu 102 milhões de unidades.

Hoje, o Nintendo 64 é uma relíquia entre os gamers. O console provavelmente sequer funciona nas novas televisões e está muito atrás dos atuais PlayStation 4, Xbox One e do novo Nintendo Switch, mas ainda é um dos favoritos dos fãs. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.