Tamanho do texto

Lançada há 20 anos, série de corrida segue sendo a favorita dos fãs de carros e velocidade; novo título da franquia deverá sair ainda neste ano

Há 20 anos, os japoneses jogavam pela primeira vez uma daquelas séries que mudariam os videogames para sempre. O primeiro título de Gran Turismo foi lançado no Japão em dezembro de 1997 e desde então o game vem encantando jovens e adultos.

Leia mais: 10 jogos para ficar de olho em 2017

A série Gran Turismo teve seu primeiro título lançado no Japão em 1997; novo game está previsto para este ano
Divulgação
A série Gran Turismo teve seu primeiro título lançado no Japão em 1997; novo game está previsto para este ano

Centrado no universo das corridas esportivas, Gran Turismo sempre foi exclusivo para PlayStation e quase todos seus títulos figuraram nas listas de games mais vendidos das plataformas. O maior sucesso é Gran Turismo 3: A-Spec , que foi lançado em 2001 para PlayStation 2 e vendeu pouco menos de 15 milhões de cópias.

O sucesso foi tanto que fez a principal concorrente da Sony nos consoles, a Microsoft, criar sua própria série: Forza. Apesar dos esforços, a franquia do Xbox nunca chegou a de fato ameaçar a soberania de GT.

No game, o jogador tem a chance de construir uma carreira nas corridas, conquistando cada vez mais troféus e novos carros. Para isso, ele deve tirar licenças que o permitem competir por ligas mais competitivas e, consequentemente, mais famosas.

Leia mais: F1 2016 é imperdível para fãs de automobilismo

Atenção aos detalhes

Mas o que realmente cativa a atenção dos fãs da série é a atenção dos desenvolvedores aos detalhes. Desde o primeiro título, a franquia sempre fez questão de firmar parcerias com marcas e montadoras, garantindo licenças exclusivas de carros.

Com isso, os jogadores conseguem ter experiências de dirigir máquinas como  Ferrari 458 Italia, Jaguar XJ13 e McLaren 12C – e, por incrível que pareça, as experiências são bem reais.

Além das parcerias com montadoras e marcas, o game sempre traz circuitos reias para quem sempre teve vontade de acelerar em pistas famosas. O jogo mais recente da série, GT 6, de 2013, tem os circuitos de Suzuka, Silverstone e Spa-Francorchamps, por exemplo.

O que vem por aí

Quatro anos após o lançamento do último título, a franquia está prevista para voltar neste ano com GT Sport, o primeiro game da série para PlayStation 4.

Gran Turismo Sport é o novo título da franquia Gran Turismo, que completa 20 anos em 2017
Divulgação
Gran Turismo Sport é o novo título da franquia Gran Turismo, que completa 20 anos em 2017

Além dos detalhes que já fazem os fãs da série ficarem ansiosos pelo próximo lançamento, GT Sport surfará na onda dos eSports. A expectativa é que o Gran Turismo Online Championship, torneio online do game, seja chancelado pela FIA (Federation Internationale de l'Automobile) e tenha duas edições anuais. Outros campeonatos online, como a Nations Cup e a Manufacturers Cup, também estarão disponíveis.

Leia mais: No Reddit, jogador relata caso bizarro em "Forza Horizon 3"

O game ainda contará com a nova tecnologia em realidade virtual da Sony, o PlayStation VR. A expectativa era que o game todo fosse em realidade virtual, mas a desenvolvedora confirmou que apenas um modo especial de tour usará a ferramenta.

Gran Turismo Sport ainda não tem data de lançamento certa, mas tem tudo para ser o game que vai coroar a história brilhante de uma série responsável por fazer jovens e marmanjos perderem horas a fio na frente do videogame.

    Leia tudo sobre: PS4