China entendeu que Pokémon GO oferece um risco real à segurança de seus usuários e proibiu que a Niantic faça o lançamento do jogo no país
Pokémon GO
e outros jogos de realidade aumentada
não serão lançados na China
, de acordo com uma decisão dos de um censor estatal feita nessa terça-feira (10). Isso porque o orgão regulador do país decidiu que não irá conceder as licenças de operação até que riscos potenciais de segurança sejam devidamente avaliados.
+ Descoberta da Semana: Faça formigas sobreviverem ao inverno inesperado em Antyz
Um dos motivos que levaram o país a proibir a Niantic Labs de lançar Pokémon GO foram os acidentes de trânsito causados por pessoas que estavam usando o aplicativo, sendo que alguns deles foram fatais. As autoridades chinesas entendem que o game apresenta risco à vida dos usuários.
Além disso, o país também manifestou uma preocupação sobre a gestão dos dados coletados por meio da geolocalização usada pelos recursos do aplicativo. De acordo com o orgão censor chinês, que é respeitado pelo seu alto nível de compromisso com a segurança nacional e com a segurança de pessoas e propriedades, o app apresenta ameaças à segurança de informação geográfica, além de ameaças ao transporte e à segurança pessoal de consumidores.
+ Banido, jogador mais odiado da comunidade de LoL pode ter segunda chance
Essa proibição pode ser um entrave para o crescimento do game, tendo em vista que a China é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, além de ser o país que mais consome jogos online.
Os monstrinhos que todo mundo quer
Em junho do ano passado, a Nintendo em parceria com a Niantic Labs revolucionou a forma como interagimos com nossos smartphones, com o lançamento do mundialmente esperado Pokémon GO, o game de realidade aumentada.
Funciona assim: você instala o app, cria uma conta e sai jogando. Conforme o jogador vai andando na rua – existe uma interligação entre o app e o GPS do celular –, os monstrinhos de bolso vão aparecendo no mapa e você pode capturá-los.
Para isso, você tanto pode capturar o Pokémon com um fundo do game ou ativar a câmera do smartphone e procurá-lo ao seu redor. Para captura-lo, é necessário o uso de Pokébolas. Depois de capturado, ele é armazenado e você pode consulta-lo em sua Pokédex. Para adquirir mais itens, como Pokébolas, o jogador deve ir até uma das Pokestops espalhadas pela cidade.
+ CEO da Nvidia diz que Nintendo Switch vai enlouquecer as pessoas
Pokémon GO está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android e não tem previsão de chegada ao Windows Phone.