Tamanho do texto

Plataforma de streaming de jogos online foi o site mais acessado do ano na categoria games, seguido por Steam, Roblox, Battle.Net e PlayStation

A plataforma de streaming Twitch foi o site de games mais acessado do ano, de acordo com o site Similar Web , que analisa dados de todos os sites da internet.

Retrospectiva 2016: Os dez melhores games de 2016

Plataforma de streaming de jogos online Twitch foi o site de games mais acessado na internet em 2016
Reprodução
Plataforma de streaming de jogos online Twitch foi o site de games mais acessado na internet em 2016

O Twitch ficou no topo do ranking, seguido por Steam, Roblox, Battle.Net e PlayStation. Nos últimos 12 meses, o site teve uma média de 500 milhões de acessos por mês.

De todos os acessos à plataforma de streaming, cerca de 4% vieram do Brasil. O País é o quinto no ranking de acessos, perdendo para Estados Unidos (25%), Rússia (8%), Alemanha (6%) e Reino Unido (5%).

“Overwatch” é eleito o Jogo do Ano no The Game Awards 2016

No Brasil, o site também foi o mais acessado entre os games. O Friv ficou em segundo, Click Jogos em terceiro e Steam em quarto.

Domínio da Nintendo

Ainda segundo o  Similar Web , a Nintendo se destacou ante seus rivais, pelo menos nas buscas online. A companhia japonesa teve o triplo de buscas de Xbox e PlayStation.

Os gráficos divulgados pela empresa mostram que a virada aconteceu nos últimos meses do ano, quando a desenvolvedora anunciou o Nintendo Switch, seu novo console.  Além disso, os anúncios do NES Classic Edition e do Super Mario Run.

Retrospectiva 2016: Os cinco maiores fiascos dos games em 2016

"O crescimento na busca pela Nintendo em 2016 é tão grande que, comparando o tráfego de novembro com o de janeiro, houve uma multiplicação pelo fator de 60", explicou um relatório divulgado pela Similar Web . "Em janeiro de 2016, fomos capazes de identificar 39 palavras-chave que geravam tráfego para estas marcas: a Nintendo com 6, Xbox com 16, e PlayStation com 17. Já em novembro de 2016, encontramos 183 palavras-chave, em que Nintendo tinha 101, Xbox 30, e PlayStation 52", continuou o relatório.

"Games serão a arma mais poderosa na educação", diz produtor de GTA

Os resultados mostram duas correntes diferentes no mundo dos games: o saudosismo e a tradição da Nintendo e a modernidade do Twitch. Especializado em transmissões de eSports, o site foi comprado pela gigante Amazon em 2014 por US$ 970 milhões (cerca de R$ 3,1 bi). 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.