Tamanho do texto

The Last Guardian, Final Fantasy XV e muitos outros estão entre os dez melhores games de 2016

Muitos lançamentos agitaram o mundo dos games de 2016. Pensando nisso, o iG fez uma seleção com os melhores lançamentos do ano, para relembrar quais jogos valeram a pena.

Marvel vs Capcom Infinite tem gameplay revelado pela produtora

Confira a lista dos melhores lançamentos de games de 2016 :

The Last Guardian

The Last Guardian
Divulgação
The Last Guardian

The Last Guardian foca seu enredo na amizade de um garoto e uma criatura mágica alada, semelhante a um grifo, chamada Trico. Juntos, eles devem desvendar mistérios, encarar aventuras e resolver quebra-cabeças. O jogador controla um garoto sem nome, que pode pular, correr, escalar e ainda executar outros tipos de ações, além de interagir com seu amigo alado, que permite que o garoto cavalgue em seu dorso.

De acordo com o desenvolvedor Fumito Ueda, o grifo é controlado por seu próprio comportamento natural e seus instintos animais, e depende do jogador que guia a criatura. Ele pode ainda tirar vantagem de seu comportamento natural para completar algumas missões e quebra-cabeças. Outra tarefa do jogador é cuidar da criatura, alimentando-o e removendo as flechas ou lanças que estão presas ao seu corpo, devido aos conflitos que enfretarem.

Além disso, há inimigos a serem combatidos. Como não foram divulgados ainda muitos detalhes sobre o enredo, supõe-se que os cavaleiros que devem ser derrotados são os antigos donos de Trico, que o mantinham acorrentado e com flechas cravadas nas costas. Há ainda outras criaturas semelhantes a Trico, porém, mais arredias e pouco amistosas como o grifo que segue o protagonista.

A aventura de The Last Guardian ainda explora a amizade e a relação de confiança entre os dois personagens, que vai sendo construída pouco a pouco. O game foi lançado em 6 de dezembro, e é exclusivo para o PS4 .

Final Fantasy XV

Final Fantasy XV
Divulgação
Final Fantasy XV

Em Final Fantasy XV , o jogador acompanha a jornada do príncipe Noctis e de seus amigos e guarda-costas, Prompto, Gladiolus e Ignis, que embarcam para o casamento do príncipe por conta de um acordo em que sela a paz entre sua nação e o império de Nifheim.

A trégua dá errado e os quatro amigos ficam na estrada, impossibilitados de voltar pra casa e com o objetivo de restaurar a paz em seu reino. O jogo tem um combate em tempo real com uma movimentação livre. 

Final Fantasy XV foi anunciado em 2006 e na época o game era conhecido como Final Fantasy Versus XIII. Ele sairia para o PlayStation 3, mas na E3 de 2013, durante uma conferência da Sony, a Square Enix anunciou a mudança da plataforma e do nome do jogo. Dessa forma, o game foi lançado em 29 de novembro, para Xbox One e PS4.

Battlefield 1

Battlefield 1
Divulgação/Battlefield
Battlefield 1

Battlefield 1 traz dez mapas jogáveis e um modo multiplayer, com locais de batalhas icônicas da Primeira Guerra Mundial, como Amiens, Chateau, Desert, FaoFortress, Forest, Argonne, ItalianCoast, MountainFort, Scar e Suez. Estes mapas podem ser jogados em oito modos: Rush, Conquest, Team Deathmatch, Breathrough, Domination, Rush, Possession, Air Superiority e Behemoth. 

Cada seção do game recebeu o nome de História de Guerra, que envolvem personagens históricas que representam personalidades da época, como o Barão Vermelho e Lawrence da Arábia. Esses modos exploraram os combates em diversas partes da Europa, do Oriente Médio e mais algumas localidades espalhadas pelo planeta.

De acordo com a desenvolvedora, a importância de incluir vários protagonistas no modo campanha é proporcionar a melhor experiência ao jogador, garantindo mais imersão e contato com o universo do game, pois o jogo não trata da história de uma guerra, mas sim, de pessoas que viveram durante uma guerra. A intenção é que o jogador possa ter a experiência de sentir-se como os habitantes daquelas regiões que se viram em meio a uma grande guerra e tem de lutar para sobreviver. Esse é um game que conta a história de pessoas, e não de uma guerra. O game, lançado em 21 de outubro, está disponível para PS4, Xbox One e Microsoft Windows.

FIFA 17

FIFA 17
Divulgação
FIFA 17

FIFA 17  é uma produção da desenvolvedora EA, o game de futebol com elementos de realidade virtual. Esse é o primeiro game da franquia FIFA, da Eletronic Arts, a usar o motor gráfico Frostbite. Segundo os desenvolvedores, essa novidade busca trazer uma experiência mais autêntica e realista ao game, além de melhorar as reações e emoções dos jogadores durante as partidas.

A grande novidade deste título em relação aos antecessores é modo história, nomeado de A Jornada. Aqui, o jogador assume a carreira de Alex Hunter, um novo jogador do campeonato inglês – desde o início até o estrelato do Manchester United. Dependendo das escolhas do jogador, a carreira do atleta toma caminhos distintos – podendo ir do sucesso ao fracasso. Vale ressaltar que este modo não é narrado em português, apenas legendado.

O game traz 23 clubes brasileiros jogáveis, da série A e B – com exceção de Corinthians e Flamengo, que são exclusividade do rival, PES 2017. De acordo com a desenvolvedora EA, todos os times brasileiros têm uniformes e escudos oficiais. Além disso, há 79 estádios disponíveis para as partidas – e nenhum é brasileiro. A narração fica por conta de Tiago Leifert, com comentários de Caio Ribeiro e comemorações mais emocionantes quando gols decisivos são feitos e viradas incríveis acontecem no game.

FIFA 17 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 - estes dois últimos consoles não contam com o modo história.

Overwatch

Overwatch
Divulgação
Overwatch

Overwatch é um game de FPS,  que teve lançamento mundial em 24 de maio. Pertencente a categoria de tiro em primeira pessoa, foi desenvolvido pela Blizzard Entertrainment. O game enfatiza a jogabilidade cooperativa, contando com um vasto elenco, onde cada herói tem suas próprias habilidades e funções dentro de uma equipe. O jogo contou com um modo beta aberto e online de história, o que fez com que ele ganhasse muita fama entre os gamers, conquistando uma grande base diária de usuários ativos.

Overwatch está disponível para PS4, Xbox One e Microsoft Windows, e se passa em um futuro próximo na Terra. Existe uma guerra  contra máquinas encerrada por uma força-tarefa da ONU, que leva o nome do game. Esse grupo foi separado após o fim da guerra, já que não havia mais necessidade de um grupo de guerrilheiros tão bem treinados e fortemente armados. Contudo, um novo inimigo agora ameaça o planeta, e esse grupo deverá se reunir novamente. O game foi vencedor da categoria Melhor Jogo no The Game Awards 2016 .

Blizzard comemora 25 anos com passado brilhante e futuro promissor

Uncharted 4

Uncharted 4
Divulgação
Uncharted 4

Uncharted 4  gira em torno de Nathan Drake, um explorador que se aposentou após os eventos de seu antecessor. Mas, no novo game, Nate volta à vida de expedições para recuperar um tesouro perdido por Henry Avery. A busca faz com que ele se envolva em problemas bem sérios com corsários e a dupla Rafe Adler e Nadine Ross, que comanda uma legião de mercenários.

No novo modo co-op de Uncharted 4, o jogador se junta a outros dois amigos para tentar sobreviver a ondas de piratas inimigos. A modalidade de jogo é inspirada na Co-Op Arena de Uncharted 2 e 3 terá 50 ondas e 10 mapas onde poderá ser testada.

A cada 10 ondas sobrevividas, os jogadores têm de enfrentar um chefão. Mas, para chegar ao fim do modo survival, é necessário atingir uma série de objetivos específicos, como defender algumas áreas, coletar itens em um tempo determinado e matar inimigos específicos. O game está disponível exclusivamente para PS4.

Pokémon GO

Pokémon GO
Reprodução
Pokémon GO

Em junho deste ano, a Nintendo em parceria com a Niantic Labs revolucionou a forma como interagimos com nossos smartphones, com o lançamento do mundialmente esperado Pokémon GO , o game de realidade aumentada.

Funciona assim: o usuário instala o app, cria uma conta e sai jogando. Conforme o jogador vai andando na rua – existe uma interligação entre o app e o GPS do celular –, os monstrinhos de bolso vão aparecendo no mapa e você pode capturá-los.

Para isso, o jogador tanto pode capturar o Pokémon com um fundo do game ou ativar a câmera do smartphone e procurá-lo ao seu redor. Para captura-lo, é necessário o uso de Pokébolas. Depois de capturado, ele é armazenado e você pode consulta-lo em sua Pokédex. Para adquirir mais itens, como Pokébolas, o jogador deve ir até uma das Pokestops espalhadas pela cidade.

Pokémon GO está disponível gratuitamente para iOS e Android e não tem previsão de chegada ao Windows Phone.

Titanfall 2

Titanfall 2
Reprodução/Youtube
Titanfall 2

Em Titanfall 2 , o jogador tem acesso a uma campanha single-player, que não depende de acesso a internet, além do modo multiplayer já tradicional da franquia. As novidades ficam por conta de novos titãs, robôs gigantescos e a diversas opções de personalização dos personagens jogáveis.

Outra inovação muito aguardada nesta nova edição do game é o modo história. Porém, assim como no primeiro game da franquia, o carro chefe é o modo multiplayer, que inclui batalhas online entre os poderosos robôs.

Na campanha, o jogador assume o comando de Jack Cooper, um soldado que é forçado a se unir ao titã BT-7274 para investigar um centro de pesquisas no território do inimigo. Cooper é um atirador de patente baixa do exército, e seu maior sonho é pilotar seu próprio robô gigante Titan, sob o comando do capitão Lastimosa. Após uma missão dar errado, Cooper e Lastimosa se veem presos em Typhon, um planeta tropical habitado por criaturas perigosas e soldados inimigos. Cabe ao protagonista, no comando do Titan de seu chefe, salvá-los.

Após o lançamento, a Respawn Entertainment e a Eletronic Arts (EA) prometeram que irão desenvolver uma série de mapas e de novos modos de jogo. Titanfall 2 chegou em 28 de outubro. Apesar de o console da Sony ter sido excluído do primeiro game da franquia, a sequência está disponível para PS4, Xbox One e Microsoft Windows.

Street Fighter V

Street Fighter V
Reprodução/Youtube
Street Fighter V

Street Fighter V é mais um game da clássica franquia de luta da Capcom . Ele conta com o mesmo estilo gráfico que seu antecessor, contudo, trouxe algumas melhorias no sistema de combate, com um novo sistema de criação de golpes e combos. É também esse o game da franquia que introduz um modo história, em que o jogador pode optar por seguir uma narravativa. Há ainda o modo multiplayer entre plataformas  e um novo sistema em que depois do lançamento, tanto personagens como outros conteúdos, são desenvolvidos e acrescentados ao jogo através de atualizações.

No lançamento, o game contava com 16 personagens jogáveis. Após a estreia do jogo, novos personagens vem sendo desenvolvidos e acrescentados, além de missões inéditas e DLCs. O último lutador a ser acrescentado foi Akuma, o matador mais querido dos fãs. No game, Akuma é o irmão mais novo de Gouken, o mestre de Ken e Ryu.

O game está disponível para PS4 e e Microsoft Windows. 

Deus Ex: Mankind Divided

Cenas do game
Reprodução/Youtube
Cenas do game "Deus Ex: Mankind Divided"

Deus Ex: Mankind Divided  é o quarto jogo da franquia Deus Ex, da desenvolvedora Eidos Montreal e publicado pela Square Enix. Foi lançado mundialmente nesta terça-feira ( 23) para os consoles PS4, Xbox One e Microsoft Windows.

 O game é uma sequência direta de seu antecessor, Deus Ex: Human Revolution, e apresenta um futuro pós-apocalíptico e distopico, em que a sociedade está dividida entre aprimorados (que receberam tecnologia em forma de implantes desenhados para serem controlados pelos sinistros Illuminati) e não-aprimorados. De acordo com críticos do game, isso pode ser entendido como uma crítica à sociedade atual.

Os Illuminati conseguiram, sempre com sucesso, esconder a verdade atrás de rumores e desinformação, enquanto que os melhorados são agora mais fortes que os humanos normais, na era que pode ser chamada de “apartheid mecânico”. Ocorrendo dois anos após o incidente de Human Revolution, Deus Ex: Mankind Divided apresenta uma sociedade dominada pela paranoia e pelo medo. Como jogador, as decisões que você toma tem muito mais peso que nos demais RPGs, afetando não só os diálogos, mas também o gameplay. É um jogo baseado em quatro pilares principais: ação furtiva, combate, hackeamentos e interações sociais, de acordo com o que cada situação pede.

PS4: Saiba tudo sobre o console mais popular da Sony

No meio da guerra civil de Praga, em 2029, criada pela intensa divisão social, está o protagonista Adam Jensen, um aprimorado, que trabalha para a Interpol na captura de humanos aprimorados. Além disso, Jensen também trabalha como agente secreto para os Juggernaut, um grupo de especialistas em computadores que o ajuda na sua luta contra os Illuminati. Este é mais um dos lançamentos de games de 2016, e está disponível para PS4, Xbox One e Microsoft Windows.

    Leia tudo sobre: PS4 Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.