Sad Satan é um dos games que tem assombrado a Deep Web há alguns anos; confira as principais teorias e conspirações que cercam o jogo
Muita gente aproveita o Halloween para fazer maratona de filmes de terror e assistir a todos os títulos de "Sexta-Feira 13" e "A Hora do Pesadelo". Para os gamers, as coisas não são diferentes, mas em vez de assistirem aos filmes, eles preferem jogar jogos assustadores. Um deles é Sad Satan, o jogo maldito da Deep Web . Essa é uma daquelas histórias que correm a internet e se perpetuam por diversos anos, sem ter solução. Contudo, quanto mais se fala sobre o macabro game, percebe-se que ele é mais nefasto do que parece ser.
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Vamos aos fatos: Jamie, dono do canal do YouTube Obscure Horror Corner , contou que recebeu um link para fazer download de um game intitulado Sad Satan – que estava alocado em um site da Deep Web, onde os usuários podem postar conteúdos de forma anônima –, de um seguidor anônimo. A mensagem vinha assinada apenas com as iniciais ZK.
Curioso, ele baixou o arquivo e escaneou para verificar se não se tratava de algum tipo de arquivo malicioso, que buscava apenas infectar com vírus o computador de qualquer um que tentasse abrir o suposto game. Tudo estava ok. Jamie abriu o arquivo e iniciou o jogo, ao mesmo tempo que gravou o gameplay para seu canal do YouTube (que você poderá conferir mais abaixo).
O jogo não é necessariamente assustador. Não há inimigos surgindo do nada nem perseguições aterrorizantes. O game em si é de uma solidão perturbadora. A princípio, os corredores são monocromáticos, e o jogador deve continuar sempre avançando, tal qual um labirinto infinito. É tão solitário que é possível ouvir os passos que o jogador dá. É como se o personagem estivesse andando em uma esteira, pois ele não é capaz de chegar a lugar nenhum.
No entanto, o cenário muda de repente: alguma coisa surge de forma intermitente no horizonte. É uma luz, que faz com o jogador naturalmente se aproxime dela. É a partir desse ponto que Sad Satan começa a ficar estranhamente perturbador. Sons que vão surgindo do nada, em um volume muito acima do normal, colocam o jogador em estado de alerta. Ao que parece, o som reproduzido conforme a fonte de luz vai ficando mais e mais próxima é de uma criança ofegando. Bem, não há como saber. Poderia ser qualquer coisa ofegando bem atrás de você.
O personagem naturalmente se vira, a procura de onde vem o som. No horizonte, é possível ver que há uma porta fora da luz. Nesse ponto, percebe-se que o labirinto não é estático. Ele se modifica. As vozes vão se tornando mais estranhas, mais distorcidas conforme a porta vai ficando mais e mais próxima. Agora, não são mais vozes.
É um rosnado assustador. Sem opção, o jogador continua andando em frente. É a única ação que o jogo permite. Eventualmente, na busca pela luz, o jogador está novamente no corredor inicial. Mas, espere! Ele está diferente do início, está mais instável, mais propenso a mudar novamente. Uma linha amarela vai piscando no meio do chão - estaria o jogador no meio de uma rodovia? Não fica claro, mas não existe opção a não ser seguir em frente.
Novamente, o jogador está no primeiro corredor, mas desta vez, o plano todo parece estar gemendo e se lamentando. É como se o personagem estivesse no estômago de alguma criatura. O avatar do jogador para durante um tempo, e fica apenas escutando. O som muda e cresce, aumenta, fica cada vez mais agressivo. Parece o som de alguém respirando no pescoço do personagem, rosnando, faminto. Pronto para atacar sua jugular.
E então, o corredor muda mais uma vez. Agora ele é branco e preto, e ainda mais volátil. As paredes parecem se contorcer diante de sua visão, e uma voz masculina diz algo ao fundo, ininteligivel. O homem continua repetindo e repetindo e repetindo, mas não há como entender o que é dito.
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Feito sob medida para te atormentar
Ao decorrer do game, vão sendo apresentadas imagens e fotos nefastas, além de sons que arrepiam a espinha. Conforme o jogador continua caminhando, as coisas vão realmente ficando macabras. Crianças começam a surgir por detrás do personagem, e permanecer muito tempo perto delas faz com que o som de uma mulher gritando seja executado.
Ao final do corredor, o jogador é recepcionado com uma imagem curiosa. Trata-se de Franz Joseph, 9° Príncipe de Thurn. Na imagem, ele está em um corredor cheio de chifres de cervos, e graças a uma casualidade, ele está posicionado de forma que um dos pares de chifres parece sair de sua cabeça.
A tela permanece congelada na imagem durante um minuto ou dois, e a seguir, o jogador é novamente lançado à própria sorte nos corredores malditos. Alguma coisa está diferente. O personagem estaria sob o efeito de entorpecentes? Ele se move em um ritmo lento, quase slow motion, e todos os sonos são ainda mais distorcidos que antes.
Por fim, o corredor muda novamente. A depender do brilho empregado na tela, é possível ver que o corredor está coberto de sangue. Qual seria a fonte? A quem pertence o sangue? O personagem segue em frente, buscando a origem do sangue que impregna o chão.
Eventualmente, a tela pisca e, apenas por uma fração de segundo, é possível ver uma imagem de Jimmy Savile e da Primeira-Ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher promovendo a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC).
A imagem é, no mínimo, irônica pois, Savile é notoriamente acusado de abuso sexual infantil. Além disso, uma investigação feita após a morte dele revelou que Savile tinha acesso gratuito a 29 necrotérios da Inglaterra e havia mantido relações sexuais com mais de 300 corpos com idades entre cinco e 75 anos.
Novamente, o jogador está de volta ao corredor macabro. Aqui termina o primeiro video que Jamie fez do gameplay. Na segunda parte do jogo (sim, o youtuber continuou jogando), é que Sad Satan começa a ficar realmente aterrorizante.
Mais imagens são mostradas, como de John F. Kennedy instantes antes de seu assassinato e a cabra satânica Baphomet, desenhada por Eliphas Levi. Há ainda um diálogo que ocorre no fundo, mas, novamente, não é possível entender o que é dito, assim como alguns trechos sonoros de uma estação de rádio misturado ao som ambiente.
O jogador então percebe que não está sozinho no corredor. Alguém o está seguindo. Parecem ser crianças. Seus gritos são de gelar o sangue. Há também muitas referências, mensagens subliminares e outros códigos criptografados, além de símbolos que sugerem e ocultam mensagens de motivação de morte. As mensagens piscam ocasionalmente.
Um usuário da rede Reddit descobriu que esses símbolos são tudo, menos aleatórios, pois aparentemente são ameaças. Dentre elas: “você está na minha lista”, “quinta vítima”, “eu posso te rastrear”, “mate, mate e mate de novo”, "pessoas tristes morrem" e "boa sorte".
O terceiro dos cinco vídeos publicados por Jamie inclui um longo monólogo que o assassino Charles Manson deu a partir de San Quentin à NBC na década de 1980. O jogador é forçado a ouvir uma parte bem grande dessa entrevista enquanto imagens assustadoras pulam na tela a todo momento. A frase chave de Manson é nitidamente audível : "Se eu começasse a matar, no final não restaria nenhum de vocês". Ela é repetida em um corredor mal-iluminado com um texto na tela que diz "O sofrimento não termina".
As imagens macabras continuam, como a foto de Tsutomo Miyazaki, conhecido como "Assassino Otaku", um ex-técnico de fotografia que tinha um tipo de deformidades nas mãos e foi acusado de matar meninas com idades entre 4 e 7 anos e estuprar seus cadáveres, beber seu sangue e comer suas mãos. Há também uma foto do jogador de futebol colombiano Andrés Escobar, que jogou a Copa do Mundo de 1994. Na ocasião, ele marcou um gol contra que fez com que os Estados Unidos ganhassem a partida. Ao regressar para seu país, um segurança o assassinou com 12 tiros nas costas.
Mas não é só. Sad Satan ainda mostra o cineasta Roman Polanski, uma espécie de culto em Stonehenge e muitas outras imagens perturbadoras, para dizer o mínimo. O aúdio com a voz do psicopata toca repetidamente. Em seguida, o jogo corta para uma tela estática com um clipe de música tocada ao revés em looping infinito. O resto do mistério, contudo, permanece sem solução.
O game Sad Satan trouxe consigo um arquivo, onde é possível encontrar uma uma referência a uma parte da música "Stairway to Heaven", da banda Led Zeppelin tocado ao revés. Ouvindo normalmente, o verso é o seguinte, em tradução livre:
"Se há um alvoroço em sua horta/ Não se assuste agora/ É apenas limpeza primaveril da rainha de maio/ Sim, há dois caminhos que você pode seguir/ Mas no longo prazo/ Ainda há tempo de mudar o caminho que você está"
E como tudo que existe na internet, aqui também existe uma teoria da conspiração, que afirma que ao girar o disco do lado contrário, o verso fica totalmente diferente, como você confere abaixo, também em tradução livre:
"Oh, aqui estamos meu querido Satanás. Aquele cujo pequeno caminho me faria triste, cujo poder é satanás. Ele vai presentear àqueles com seu 666, lá no pequeno galpão onde ele nos fez sofrer, triste Satanás "
Confira as cinco partes do gameplay:
Em uma entrevista, Jamie contou que seu computador começou a se comportar de forma estranha enquanto ele jogava, com coisas acontecendo aletatória e espontaneamente, além de um arquivo de bloco de notas que se duplicava automaticamente. Ele também relatou que o game lhe foi tão perturbador que precisou deletar o arquivo por se sentir ameaçado por "algo", que ele não especifica.
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Apesar disso, há quem diga que Sad Satan não passa de uma jogada de marketing criada por Jamie para atrair seguidores para seu canal. E você? Acredita que Sad Satan exista ou essa seja apenas uma manobra do youtuber em busca de sucesso?