Tamanho do texto

Sad Satan é um dos games que tem assombrado a Deep Web há alguns anos; confira as principais teorias e conspirações que cercam o jogo

Muita gente aproveita o Halloween para fazer maratona de filmes de terror e assistir a todos os títulos de "Sexta-Feira 13" e "A Hora do Pesadelo". Para os gamers, as coisas não são diferentes, mas em vez de assistirem aos filmes, eles preferem jogar jogos assustadores. Um deles é Sad Satan, o jogo maldito da Deep Web . Essa é uma daquelas histórias que correm a internet e se perpetuam por diversos anos, sem ter solução. Contudo, quanto mais se fala sobre o macabro game, percebe-se que ele é mais nefasto do que parece ser.

Missão: matar zumbis! Confira a seleção de games para acabar com os mortos-vivos

Sad Satan é o jogo maldito que tem assombrado a Deep Web há anos
Reprodução/Youtube
Sad Satan é o jogo maldito que tem assombrado a Deep Web há anos

Vamos aos fatos: Jamie, dono do canal do YouTube  Obscure Horror Corner , contou que recebeu um link para fazer download de um game intitulado Sad Satan  – que estava alocado em um site da Deep Web, onde os usuários podem postar conteúdos de forma anônima –, de um seguidor anônimo. A mensagem vinha assinada apenas com as iniciais ZK.

Curioso, ele baixou o arquivo e escaneou para verificar se não se tratava de algum tipo de arquivo malicioso, que buscava apenas infectar com vírus o computador de qualquer um que tentasse abrir o suposto game. Tudo estava ok. Jamie abriu o arquivo e iniciou o jogo, ao mesmo tempo que gravou o gameplay para seu canal do YouTube (que você poderá conferir mais abaixo).

O jogo não é necessariamente assustador. Não há inimigos surgindo do nada nem perseguições aterrorizantes. O game em si é de uma solidão perturbadora. A princípio, os corredores são monocromáticos, e o jogador deve continuar sempre avançando, tal qual um labirinto infinito. É tão solitário que é possível ouvir os passos que o jogador dá. É como se o personagem estivesse andando em uma esteira, pois ele não é capaz de chegar a lugar nenhum.

Cenas do gameplay de Sad Satan
Reprodução
Cenas do gameplay de Sad Satan

No entanto, o cenário muda de repente: alguma coisa surge de forma intermitente no horizonte. É uma luz, que faz com o jogador naturalmente se aproxime dela. É a partir desse ponto que Sad Satan começa a ficar estranhamente perturbador. Sons que vão surgindo do nada, em um volume muito acima do normal, colocam o jogador em estado de alerta. Ao que parece, o som reproduzido conforme a fonte de luz vai ficando mais e mais próxima é de uma criança ofegando. Bem, não há como saber. Poderia ser qualquer coisa ofegando bem atrás de você.

O personagem naturalmente se vira, a procura de onde vem o som. No horizonte, é possível ver que há uma porta fora da luz. Nesse ponto, percebe-se que o labirinto não é estático. Ele se modifica. As vozes vão se tornando mais estranhas, mais distorcidas conforme a porta vai ficando mais e mais próxima. Agora, não são mais vozes.

É um rosnado assustador. Sem opção, o jogador continua andando em frente. É a única ação que o jogo permite. Eventualmente, na busca pela luz, o jogador está novamente no corredor inicial. Mas, espere! Ele está diferente do início, está mais instável, mais propenso a mudar novamente. Uma linha amarela vai piscando no meio do chão - estaria o jogador no meio de uma rodovia? Não fica claro, mas não existe opção a não ser seguir em frente.

Cenas do gameplay de Sad Satan
Reprodução
Cenas do gameplay de Sad Satan

Novamente, o jogador está no primeiro corredor, mas desta vez, o plano todo parece estar gemendo e se lamentando. É como se o personagem estivesse no estômago de alguma criatura. O avatar do jogador para durante um tempo, e fica apenas escutando. O som muda e cresce, aumenta, fica cada vez mais agressivo. Parece o som de alguém respirando no pescoço do personagem, rosnando, faminto. Pronto para atacar sua jugular.

E então, o corredor muda mais uma vez. Agora ele é branco e preto, e ainda mais volátil. As paredes parecem se contorcer diante de sua visão, e uma voz masculina diz algo ao fundo, ininteligivel. O homem continua repetindo e repetindo e repetindo, mas não há como entender o que é dito.

Can You Run It: site mostra quais games seu computador pode rodar

Feito sob medida para te atormentar

Ao decorrer do game, vão sendo apresentadas imagens e fotos nefastas, além de sons que arrepiam a espinha. Conforme o jogador continua caminhando, as coisas vão realmente ficando macabras. Crianças começam a surgir por detrás do personagem, e permanecer muito tempo perto delas faz com que o som de uma mulher gritando seja executado.

Ao final do corredor, o jogador é recepcionado com uma imagem curiosa. Trata-se de Franz Joseph, 9° Príncipe de Thurn. Na imagem, ele está em um corredor cheio de chifres de cervos, e graças a uma casualidade, ele está posicionado de forma que um dos pares de chifres parece sair de sua cabeça.

Franz Joseph, uma das imagens mostrada em Sad Satan
Reprodução/Twitter
Franz Joseph, uma das imagens mostrada em Sad Satan


A tela permanece congelada na imagem durante um minuto ou dois, e a seguir, o jogador é novamente lançado à própria sorte nos corredores malditos. Alguma coisa está diferente. O personagem estaria sob o efeito de entorpecentes? Ele se move em um ritmo lento, quase slow motion, e todos os sonos são ainda mais distorcidos que antes.

Por fim, o corredor muda novamente. A depender do brilho empregado na tela, é possível ver que o corredor está coberto de sangue. Qual seria a fonte? A quem pertence o sangue? O personagem segue em frente, buscando a origem do sangue que impregna o chão.

Eventualmente, a tela pisca e, apenas por uma fração de segundo, é possível ver uma imagem de Jimmy Savile e da Primeira-Ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher promovendo a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC).

A imagem é, no mínimo, irônica pois, Savile é notoriamente acusado de abuso sexual infantil. Além disso, uma investigação feita após a morte dele revelou que Savile tinha acesso gratuito a 29 necrotérios da Inglaterra e havia mantido relações sexuais com mais de 300 corpos com idades entre cinco e 75 anos.

Margaret Tatcher e Jimmy Savile também estão entre as imagens macabras que aparecem em Sad Satan
Reprodução/Youtube
Margaret Tatcher e Jimmy Savile também estão entre as imagens macabras que aparecem em Sad Satan

Novamente, o jogador está de volta ao corredor macabro. Aqui termina o primeiro video que Jamie fez do gameplay. Na segunda parte do jogo (sim, o youtuber continuou jogando), é que Sad Satan começa a ficar realmente aterrorizante.

Mais imagens são mostradas, como de John F. Kennedy instantes antes de seu assassinato e a cabra satânica Baphomet, desenhada por Eliphas Levi. Há ainda um diálogo que ocorre no fundo, mas, novamente, não é possível entender o que é dito, assim como alguns trechos sonoros de uma estação de rádio misturado ao som ambiente.

O jogador então percebe que não está sozinho no corredor. Alguém o está seguindo. Parecem ser crianças. Seus gritos são de gelar o sangue. Há também muitas referências, mensagens subliminares e outros códigos criptografados, além de símbolos que sugerem e ocultam mensagens de motivação de morte. As mensagens piscam ocasionalmente.

Cenas do gameplay de Sad Satan
Reprodução
Cenas do gameplay de Sad Satan

Um usuário da rede Reddit descobriu que esses símbolos são tudo, menos aleatórios, pois aparentemente são ameaças. Dentre elas: “você está na minha lista”, “quinta vítima”, “eu posso te rastrear”, “mate, mate e mate de novo”, "pessoas tristes morrem" e "boa sorte".

O terceiro dos cinco vídeos publicados por Jamie inclui um longo monólogo que o assassino Charles Manson deu a partir de San Quentin à NBC na década de 1980. O jogador é forçado a ouvir uma parte bem grande dessa entrevista enquanto imagens assustadoras pulam na tela a todo momento. A frase chave de Manson é nitidamente audível : "Se eu começasse a matar, no final não restaria nenhum de vocês". Ela é repetida em um corredor mal-iluminado com um texto na tela que diz "O sofrimento não termina".

As imagens macabras continuam, como a foto de Tsutomo Miyazaki, conhecido como "Assassino Otaku", um ex-técnico de fotografia que tinha um tipo de deformidades nas mãos e foi acusado de matar meninas com idades entre 4 e 7 anos e estuprar seus cadáveres, beber seu sangue e comer suas mãos. Há também uma foto do jogador de futebol colombiano Andrés Escobar, que jogou a Copa do Mundo de 1994. Na ocasião, ele marcou um gol contra que fez com que os Estados Unidos ganhassem a partida. Ao regressar para seu país, um segurança o assassinou com 12 tiros nas costas.

Culto em Stonehenge mostrado no game Sad Satan
Reprodução
Culto em Stonehenge mostrado no game Sad Satan

Mas não é só. Sad Satan ainda mostra o cineasta Roman Polanski, uma espécie de culto em Stonehenge e muitas outras imagens perturbadoras, para dizer o mínimo. O aúdio com a voz do psicopata toca repetidamente. Em seguida, o jogo corta para uma tela estática com um clipe de música tocada ao revés em looping infinito. O resto do mistério, contudo, permanece sem solução.

O game Sad Satan trouxe consigo um arquivo, onde é possível encontrar uma uma referência a uma parte da música "Stairway to Heaven", da banda Led Zeppelin tocado ao revés. Ouvindo normalmente, o verso é o seguinte, em tradução livre:

"Se há um alvoroço em sua horta/ Não se assuste agora/ É apenas limpeza primaveril da rainha de maio/ Sim, há dois caminhos que você pode seguir/ Mas no longo prazo/ Ainda há tempo de mudar o caminho que você está"

E como tudo que existe na internet, aqui também existe uma teoria da conspiração, que afirma que ao girar o disco do lado contrário, o verso fica totalmente diferente, como você confere abaixo, também em tradução livre:

"Oh, aqui estamos meu querido Satanás. Aquele cujo pequeno caminho me faria triste, cujo poder é satanás. Ele vai presentear àqueles com seu 666, lá no pequeno galpão onde ele nos fez sofrer, triste Satanás "

Confira as cinco partes do gameplay:

Em uma entrevista, Jamie contou que seu computador começou a se comportar de forma estranha enquanto ele jogava, com coisas acontecendo aletatória e espontaneamente, além de um arquivo de bloco de notas que se duplicava automaticamente. Ele também relatou que o game lhe foi tão perturbador que precisou deletar o arquivo por se sentir ameaçado por "algo", que ele não especifica.

Pokémon GO terá evento especial para comemorar o Halloween

Apesar disso, há quem diga que Sad Satan não passa de uma jogada de marketing criada por Jamie para atrair seguidores para seu canal. E você? Acredita que Sad Satan exista ou essa seja apenas uma manobra do youtuber em busca de sucesso?

    Leia tudo sobre: Jogos Online
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.