Tamanho do texto

Depois de mais de sete anos, The Last Guardian finalmente será lançado em dezembro deste ano; saiba mais sobre o game exclusivo do PlayStation 4

The Last Guardian , o trabalho mais recente do game designer Fumito Ueda, sofreu uma série de problemas desde seu anúncio para PS3, lá em 2009. O tempo passou e o projeto foi até arquivado, mas, na E3 2015, o game ganhou seu primeiro trailer de divulgação. Desde então, as novidades sobre o jogo não pararam de chegar - junto com os adiamentos de seu lançamento e a ansiedade dos fãs.

+ Descoberta da Semana: encare desafios em Tomb of the Mask, um Pac-Man infinito

Divulgação
"The Last Guardian" será lançado apenas para PlayStation 4 em dezembro; saiba mais sobre o game

Enredo

The Last Guardian foca seu enredo na amizade de um garoto e uma criatura mágica alada, semelhante a um grifo, chamada Trico . Juntos, eles devem desvendar mistérios, encarar aventuras e resolver quebra-cabeças. O jogador controla um garoto sem nome, que pode pular, correr, escalar e ainda executar outros tipos de ações, além de interagir com seu amigo alado, que permite que o garoto cavalgue em seu dorso.

De acordo com o desenvolvedor Fumito Ueda, o grifo é controlado por seu próprio comportamento natural e seus instintos animais, e depende do jogador que guia a criatura. Ele pode ainda tirar vantagem de seu comportamento natural para completar algumas missões e quebra-cabeças. Outra tarefa do jogador é cuidar da criatura, alimentando-o e removendo as flechas ou lanças que estão presas ao seu corpo, devido aos conflitos que enfretarem.

Além disso, há inimigos a serem combatidos. Como não foram divulgados ainda muitos detalhes sobre o enredo, supõe-se que os cavaleiros que devem ser derrotados são os antigos donos de Trico, que o mantinham acorrentado e com flechas cravadas nas costas. Há ainda outras criaturas semelhantes a Trico, porém, mais arredias e pouco amistosas como o grifo que segue o protagonista.

+ Imagem vazada mostra Sombra, suposta nova heroína de Overwatch

A aventura ainda explora a amizade e a relação de confiança entre os dois personagens, que vai sendo construída pouco a pouco.

Para acalmar os fãs, que ficaram frustrados com tantos adiamentos, a produtora do game permitiu que o site DualShock fizesse um vídeo mostrando o gameplay do novo jogo para PS4 . Ao todo, são 16 minutos mostrando a ação de The Last Guardian, e você pode assistir abaixo.

Curiosidades

The Last Guardian começou a ser desenvolvido em 2009, mas diante do silêncio dos produtores quanto ao projeto - que chamava-se Project Trico -, os jogadores imaginaram o game havia sido cancelado.

The Last Guardian começou a ser desenvolvido em 2009, mas o game só será lançado neste ano, sete anos depois
Divulgação
The Last Guardian começou a ser desenvolvido em 2009, mas o game só será lançado neste ano, sete anos depois

Contudo, na E3 2015, a Sony abriu sua conferência divulgando uma data de lançamento para o game. Porém, ele foi adiado diversas vezes - de acordo com Ueda, porque o game precisava de mais tempo para que seu desenvolvimento fosse concluídos, os bugs fossem corrigidos e o jogo chegasse ao usuário garantindo a melhor experiência possível.

"Pokémon GO" receberá atualização que permite capturar monstros raros

Outras especulações interessantes dão conta de que poderia haver uma interligação entre os games anteriores do game designer. Isso porque o estilo arquitetônico da cidade perdida que serve como palco para o game, por exemplo, é bastante parecido com o de muitas das estruturas apresentadas nos títulos anteriores.

Há ainda outro ponto que preocupa a desenvolvedora, que é a possibilidade de que os gráficos do game pareçam "velhos demais" aos olhos dos jovens jogadores. A preocupação tem fundamento se nos atentarmos ao fato de que o game já está em produção há quase uma década.

De acordo com usuários que jogaram a prévia na E3, alguns classificaram o game como parecendo ser um remake do PS3 . Vale ressaltar que, durante o processo de produção, o game passou por uma mudança brusca de plataforma (do PS3 para o PS4), e agora pode passar por mais uma mudança (do PS4 para o PS4 Pro, que trará o 4K para a família de consoles da Sony).

Lançamento

Se não for adiado novamente, o game do mesmo produtor dos aclamados  Ico e Shadow of the Colossus, deverá ser lançado em 6 de dezembro de 2016. The Last Guardian será uma exclusividade para o console da Sony, o PS4. Apesar disso, infelizmente o game não será disponibilizado ao mesmo tempo no mundo todo. Dessa forma, no dia 6 de dezembro o game estará disponível somente para os mercados da América do Norte, Austrália e Japão. No dia seguinte, 7 de dezembro, será disponibilizado na Europa. Ainda não há informações sobre quando o game chegará ao Brasil.

Foi confirmada uma edição de colecionador,  graças a vazamentos antecipados do e-commerce britânico – e, posteriormente, da Amazon norte-americana. A Collector’s Edition deve contar com um case metálico premium e disco Blu-ray com o jogo, uma estatueta do herói e de Trico, um artbook com 72 páginas, além da trilha sonora digital (que conta com 10 faixas), uma cartela de adesivos e uma caixa de madeira da Collector’s Edition de The Last Guardian.

    Leia tudo sobre: PS4
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.