Tamanho do texto

Game da franquia "Grand Theft Auto" foi lançado em 2004, mas ainda tem uma legião de fãs jogando sua versão multiplayer; entenda o motivo

Já se passaram quase 12 anos desde o lançamento de "GTA San Andreas", um jogo que mudou paradigmas no PlayStation 2. De lá para cá, a franquia "Grand Theft Auto" já teve muitos jogos lançados, mas uma coisa nunca mudou: o sucesso do game de 2004.

Leia mais:  Desenvolvedora anuncia novo episódio de "Hitman"

Divulgação
"GTA San Andreas" ainda é jogado online por mais de 1 milhão de usuários

Um recente levantamento do site "SteamSpy" confirmou que mais de um 1 milhão de pessoas ainda jogam "GTA San Andreas" online. Segundo os dados, pelo menos 1,2 milhões de jogadores usam a versão multiplayer do game – isso sem contar aqueles que jogam offline. Ainda segundo o estudo, pelo menos 50 mil gamers ficam online simultaneamente.

Não existe um consenso sobre o motivo pelo qual o game ainda faz tanto sucesso, mas descobrir o motivo não é uma tarefa muito difícil. "San Andreas" foi o terceiro jogo da franquia "GTA" para PlayStation 2 e Xbox e se tornou rapidamente um dos grandes jogos desses consoles. A série, que já fazia sucesso no PlayStation 1, foi completamente remodelada e foi um dos primeiros jogos a apresentar com maestria o gameplay em mundo aberto.

Leia mais: "Call of Duty: Infinite Warfare" ganha novo trailer com Jon Snow

"San Andreas", especificamente, apresentou muitas melhorias em relação a "GTA III" e "GTA: Vice City", lançados em 2001 e 2002, respectivamente. O jogo é ambientado na cidade homônima, uma espécie de versão genérica de Los Angeles, e é protagonizado pelo gângster CJ.

Customização sem limites

Depois de "GTA San Andreas", a série ainda teve seis títulos lançados: "Liberty City Stories", "Vice City Stories", GTA IV", GTA IV: The Lost and Damned", "GTA IV: The Ballad of Gay Tony" e "GTA V", mas nenhum deles bateu o sucesso do game de 2004.

Uma das versões customizadas do
Reprodução
Uma das versões customizadas do "GTA San Andreas" coloca a polícia de São Paulo no game

Uma das explicações é o fato do jogo ser altamente customizável. No Brasil, essa característica foi muito bem aproveitada e muitas versões paralelas do game caíram nas mãos dos jogadores. Elas têm carros, personagens e até lugares que não existem na versão oficial. Uma delas coloca a ex-presidente Dilma Rousseff como a personagem principal, enquanto outra põe o Gol, da Volkswagen, como um dos carros do game. Isso sem contar os diversos jogos em que o protagonista CJ usa camisa de times como Corinthians e Flamengo.

Leia mais: Bandai Namco confirma "Digimon World: Next Order"

Apesar de não ter sido remasterizado para os novos consoles, "GTA San Andreas" ainda faz muito sucesso entre os jogadores de PC. Isso porque o game não exige aparelhos de última geração: para rodar o software, o computador só precisa ter  um processador de 1GHz, 256MB de RAM e placa de vídeo de 64MB.

Os dados mais recentes sobre as vendas do "GTA San Andreas" são de 2011. Na época, a Rockstar Games, produtora do game, comunicou que 27,5 milhões de cópias do jogo foram vendidas em sete anos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.