Após ascensão meteórica da Nintendo com "Pokemon Go", Sony promete uma investida agressiva no negócio de games mobile
O sucesso de "Pokemon Go" deixou a Nintendo muito feliz e abriu os olhos de suas concorrentes para os games mobile. A primeira que acusou o golpe foi a Sony . Em entrevista ao site do jornal "Financial Times", Kazuo Hirai, executivo da empresa, anunciou que a produtora fará uma investida agressiva no mercado mobile.
Leia mais: "Pokémon Go" para Windows Phone? Veja como jogar no sistema da Microsoft
"Jogos mobile é uma área na qual estamos entrando agressivamente", confirmou Hirai, admitindo que o game da Nantic teve uma grande influência na decisão. "'Pokemon Go' realmente mudou as coisas. Eu fiquei muito interessado no potencial do jogo literalmente mudar a maneira como as pessoas vivem", disse o executivo da Sony .
De acordo com o diretor, a companhia terá uma nova empresa voltada exclusivamente para o mercado mobile. "Os jogos de celulares são um mercado importante no Japão e criamos uma empresa só para isso. Eles vão lançar vários títulos", prometeu. A atenção com o mercado japonês é compreensível: os japoneses gastam mais com games mobile do que qualquer outro povo no mundo, seguido por Coreia do Sul e China.
Entrada tardia
Principal concorrente da Nintendo no Japão, a Sony tem um histórico de games em consoles, principalmente com a linha PlayStation. Por isso, entrar no mercado mobile não é tão fácil quanto parece. "É uma grande mudança ir de um negócio baseado em consoles para o mercado de jogos de celular", afirmou Hirai.
Leia mais: Aplicativo “Poké Radar” é aliado na caça aos pokémons
Conhecidas por serem as principais empresas de games no mundo, Nintendo e Sony demoraram para entrar no mercado mobile. "Tanto a Sony quanto a Nintendo têm seus próprios consoles e querem fazer o máximo de dinheiro possível com eles", explicou Steve Bailey, analista de games da IHS Markit. Apesar do sucesso de "Pokemon Go", o primeiro jogo da Nintendo para celular saiu só em março deste ano.
Apesar dos esforços no mercado mobile, a Sony segue investindo em seus próprios consoles. Nesta quarta-feira (7) a empresa deve anunciar o PlayStation Neo, versão mais potente do PlayStation 4 . Recentemente, a companhia japonesa também lançou o PlayStation VR, acessório de realidade virtual atrelado ao console mais recente da franquia.