Tamanho do texto

Nova versão do game de simulação de futebol não será lançada no País após entrave com clubes e jogadores; entenda o que está em jogo

Um dos games mais queridos pelos fãs de futebol no Brasil, o " Football Manager " não terá sua nova versão lançada no Brasil. A decisão foi confirmada pela produtora Sports Interactive e a distribuidora Sega.

O
Divulgação
O "Football Manager 2017" não será lançado no Brasil

Ao site de futebol "Trivela", representantes da Sports Interactive alegaram que a versão 2017 do " Football Manager " não será lançado no País por causa de entraves com clubes e jogadores.

Leia mais: "F1 2016" é imperdível para fãs de automobilismo

A edição de 2016 do jogo, lançada no ano passado, já sofreu com problemas de licenciamento. Alguns clubes brasileiros não cederam o direito de uso de suas marcas à produtora, o que fez com que todos as 20 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro fossem substituídas por versões genéricas.

O Corinthians, por exemplo, virou o COR, enquanto o Flamengo era o FLA e o Palmeiras o SEP. As cores e escudos dos clubes também foram trocadas. Apesar disso, os nomes dos jogadores e dos estádios continuaram os mesmos, o que gerou problemas, pois os atletas também não tinham cedido seus direitos de imagem aos produtores do game.

Para evitar qualquer tipo de problema, a Sports Interactive decidiu que o FM 2017 não será lançado oficialmente no Brasil. A decisão segue um caminho completamente inverso ao que foi feito na franquia nos últimos anos. 

Leia mais: Milton Leite é o novo narrador do PES: "Tive que trazer a TV para o jogo"

Desde 2012, os fãs brasileiros da franquia podem comprar o game oficialmente através de ativadores como a Steam. A comunidade brasileira no Football Manager cresceu tanto que a Sports Interactive fez o português brasileiro uma das línguas oficiais do game desde a versão de 2014.

Futebol é problema no Brasil

A Sports Interactive e o Football Manager não são os únicos que sofrem no mercado de games no País. Aliás, as grandes franquias de jogos de futebol costumam passar por perrengues por aqui.

Em 2014, a EA Sports sofreu para incluir clubes brasileiros no "Fifa 15". Tanto que o jogo saiu sem nenhuma equipe do País no catálogo. Desde a versão de 2014, o game não conta com os 20 times da Série A.

Por outro lado, a Konami se esforçou para garantir a liga no Pro Evolution Soccer. O "PES 2017", principal concorrente do Fifa, terá os direitos do Campeonato Brasileiro e a exclusividade sobre Corinthians e Flamengo .

Os fãs de FM não estão nada felizes e criaram uma petição para que o jogo seja lançado no Brasil. Até agora, o abaixo-assinado já tem pouco mais de 1.600 assinaturas. Os brasileiros têm que correr para atingir seu objetivo: o "Football Manager 2017" será lançado em todo o mundo (menos por aqui, por enquanto) em 4 de novembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.