Tamanho do texto

Depois de dez anos longe dos games, narrador do SporTV foi eleito pelo público e levará todos os bordões e trejeitos para a locução do PES 2017: "Se eu fosse fazer diferente do que faço na televisão, não teria muito sentido"

Uma das maiores novidades da versão brasileira Pro Evolution Soccer 2017 , nova versão do game de futebol da Konami que chega às lojas neste mês, é a narração de Milton Leite . O locutor do SporTV assume o lugar de Silvio Luiz, que ficou seis anos como a voz do jogo.

Milton Leite será o narrador da versão brasileira do PES 2017
Divulgação
Milton Leite será o narrador da versão brasileira do PES 2017

Para isso, o narrador teve que fazer um trabalho intenso. Assumindo o game pela primeira vez, Milton Leite teve que gravar todas as falas do PES 2017 em cerca de 45 dias. "Eu gravei mais de 12 mil arquivos. Cada arquivo é uma fala, um nome de jogador, um grito de gol. Eu não tinha nenhuma história no jogo, então tive que gravar tudo", contou o locutor em entrevista ao iG durante a Brasil Game Show 2016, em São Paulo.

Leia mais:  Público testa e aprova lançamentos na Brasil Game Show 2016

Escolhido pelo público, o narrador começou as negociações com a produtora em fevereiro, mas seu nome só foi confirmado na última semana. Por ter sido pedido pelos fãs da franquia, Milton teve que levar todos os trejeitos de sua narração na TV para o game. "Se eu fosse fazer diferente do que faço na televisão, não teria muito sentido", explicou. "Se as pessoas quiseram que eu estivesse no jogo em função do que faço na televisão, então tinha que trazer a televisão para dentro do jogo."

Apesar de esta não ser a primeira experiência de Milton na narração de games, ele admite que o trabalho é muito diferente do que é feito na TV. "O que eu faço no game não é nem uma narração de jogo, não estou vendo o jogo ali para descrever. São textos, então é muito mais um trabalho de intérprete do que de narrador", explicou o locutor, que narrou o rival Fifa entre 1999 e 2006. Dez anos depois, ele volta ao mundo dos games para substituir Silvio Luiz no PES.

Investimento no Brasil

A mudança da narração na versão nacional do jogo é parte de uma série de investimentos que a Konami tem feito para aproximar o Pro Evolution Soccer do mercado brasileiro. Neste lançamento, a franquia terá a marca do Campeonato Brasileiro no jogo, todas as equipes do torneio e manterá a exclusividade de Corinthians e Flamengo, que não aparecem no Fifa, seu principal rival, desde a versão de 2014.

O game PES 2017 chega às lojas brasileiras em 13 de outubro
Divulgação
O game PES 2017 chega às lojas brasileiras em 13 de outubro

"Pelo que eu soube, tem um projeto de integrar bastante o game com os times do Campeonato Brasileiro. É uma integração que vai fortalecer não só o jogo, mas integrar muito o jogo com o campeonato real", explicou Milton Leite.

Leia mais: Descoberta da Semana: Comande a evolução de vacas com "Cow Evolution"

Para o narrador, todo esse investimento pode ser benéfico não só para o game, mas também para o futebol e os times do Brasil. "É uma forma de chamar a atenção da molecada pro futebol do País", disse. "Eu me lembro que quando eu era garoto, a gente acompanhava o futebol no rádio e brincava com futebol de botão. Hoje, a molecada joga videogame como eu jogava futebol de botão", comparou.

A presença de times brasileiros no Pro Evolution Soccer 2017 pode fazer com que os garotos se aproximem dos clubes daqui como fizeram com os gigantes europeus. "Muitos dos meninos acompanham os times de fora, como o Barcelona, Manchester United e Bayern, muito por causa do videogame. É uma forma de atrair a garotada para os times daqui", disse o novo locutor do game.

Com narração de Milton Leite e comentários de Mauro Beting, o PES 2017 chega às lojas brasileiras em 13 de setembro. O game estará disponível para as plataformas PlayStation 4, XBox One, PlayStation 3, XBox 360 e PC.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.