Tamanho do texto

Guia completo do primeiro game que coloca assassinos contra templários, da franquia Assassin's Creed, que conquistou uma legião de fãs no mundo todo

"Assassin’s Creed" trata-se de um jogo de ação-aventura em terceira pessoa, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e lançado mundialmente em Novembro de 2007, para os consoles Playstation 3 e Xbox 360. Em abril do ano seguinte, chegou ao Windows. Teve também uma conversão para celular que foi lançada em 2007 e uma prequela (história que precede o game original), intitulada “Assassin's Creed: Altaïr's Chronicles” lançada para Nintendo DS e iPhone, em 2008 e 2009, respectivamente.

Altaïr, o primeiro assassino de Assassin's Creed
Reprodução/Youtube
Altaïr, o primeiro assassino de Assassin's Creed

Pokémon Go é lançado no Brasil: o que você precisa saber sobre o game?

Quando foi apresentado, " Assassin's Creed" surpreendeu pelos gráficos altamente caprichados para a época, e pela liberdade que o jogador tinha de mover o avatar pelo cenário para realizar suas missões, outra inovação do game.

Jogabilidade e enredo

No mundo de “Assassin’s Creed”, em setembro de 2012 um assassino, Desmond Miles , tenta levar uma vida normal. Ele mudou-se de cidade e arranjou um novo emprego de bartender, e abandonou o uso de cartões e cheques, passando a fazer suas compras somente em dinheiro. Tudo para evitar ser rastreado pelos assassinos. Ou pelos templários. Porém, um dia, decide comprar uma moto, e precisa tirar uma carteira de motorista e acaba colocando sua digital em um documento.

Liberdade na criação de efeitos para games faz toda diferença, diz especialista

Essa simples ação faz com que ele seja rastreado, localizado, sequestrado e levado a um laboratório de uma empresa chamada Indústrias Abstergo , que conduz pesquisas sobre memória genética. Nesse laboratório, Miles é submetido a inúmeros testes com o projeto Animus, e descobre que é descendente de Altaïr Ibn La-Ahad ("Filho de Nenhum"), um membro da antiga Ordem dos Assassinos, que data de 1191, e que esteve em missão para roubar um artefato capaz de criar ilusões, o Pedaço do Éden, e pertencia à Ordem dos Templários.

Assassin's Creed: O primeiro jogo de uma franquia que conquistou uma legião de fãs pelo mundo
Divulgação/Ubisoft
Assassin's Creed: O primeiro jogo de uma franquia que conquistou uma legião de fãs pelo mundo

Ao longo dos dias, Miles descobre que o laboratório para o qual ele foi levado pertence a uma versão moderna dos antigos inimigos de seu antecessor, e que eles estavam cientes da ascendência de Miles. Quando o real objetivo do jogo é revelado, Miles descobre que os templários estão em busca do artefato roubado no século passado, e que eles acreditavam que a localização dele estava escondida na memória genética do assassino.

No caso do primeiro jogo da franquia, o jogador assume, então, o papel de Desmond Miles e revive as memórias de Altaïr Ibn La-Ahad. A partir desse ponto, a narrativa passa a ser em primeira pessoa.

Você, Altaïr, está em 1191 A.C., e pretende acabar com as hostilidades entre templários e assassinos, enquanto a igreja Católica empreende sua terceira cruzada à Terra Santa. Você tem, justamente, que assassinar as figuras históricas que propagam e incentivam as cruzadas. De acordo com a Ubisoft, todos os alvos da personagem principal são figuras históricas que morreram ou desapareceram por volta de 1191, embora não necessariamente por assassinato.

No primeiro momento, o jogador deve percorrer um reino que corresponde a quatro cidades modernas: Jerusalém, Damasco, Acre e Masyaf, a fortaleza dos assassinos. Cada cidade é um ambiente altamente detalhado, e enquanto o jogador interage com o ambiente ao seu redor, as pessoas em torno de Altaïr respondem de maneiras lógicas e racionais. Por exemplo, Altaïr pode escalar edifícios, fazendo com que as pessoas olhem ao redor e comentem o seu comportamento incomum. Isto, por sua vez, pode atrair a atenção não desejada dos guardas, que podem então escolher atacá-lo.

Assassin's Creed: o primeiro jogo da franquia
Reprodução / YouTube
Assassin's Creed: o primeiro jogo da franquia

O objetivo primário é executar nove assassinatos e, para isso, ele pode usar uma ampla gama de recursos disponíveis, como uma lâmina sob a manga de sua blusa até uma espada, além de outras técnicas e estratégias para coletar informações sobre seus alvos. Essas táticas incluem interrogatório, escuta de conversas, roubo de cartas ou mapas de outros assassinos, além de cumprir tarefas para informantes, onde outros assassinos que lhe dão a informação em troca de eliminação de alvos, que devem ser eliminados sem que nenhum guarda te identifique como assassino. Caso isso aconteça, a missão falha e deverá ser refeita desde o começo. Nessas missões de informantes, o número de alvos varia de 1 a 5 e o tempo varia de 3min a infinito ou recolher bandeiras do informante, sempre duas, em um tempo que varia de 3 a 5min, ou então as tarefas podem ser: recolher bandeiras + assassinato ou assassinato + assassinato (porém, nunca serão bandeiras + bandeiras).

Assassin's Creed
Divulgação/Ubisoft
Assassin's Creed

Além disso, o jogador, ao interagir com o ambiente, pode fazer coisas como escalar torres altas e sincronizar o mapa para aumentá-lo, achar objetivos, ir para fora da cidade e salvar os cidadãos que estão sendo ameaçados (ao salvar mulheres, seus maridos, pais ou irmãos te ajudarão a escapar de guardas, segurando-os ao passar por eles; ao salvar padres, um grupo de padres será liberado para que você possa se esconder ou entrar em áreas restritas) ou assassinados pelos guardas da cidade. Há, também, vários objetivos secundários e opcionais, que não têm nada a ver com a história, mas, ajudam a melhorar a habilidade com a espada e aumentar sua barra de sincronização, tal como eliminar templários (ao todo são 60 templários - é dito que Altaïr eliminou todos os templários na Terra Santa) e o recolhimento de bandeiras escondidas (são vários tipos e o número vária de 30 a 100, dependendo do tipo da bandeira). As habilidades acrobáticas do personagem principal são similares àquelas encontradas também na personagem de “Prince of Persia”, também da Ubisoft Montreal.

Cenas de combate em Assassin's Creed
Divulgação/Ubisoft
Cenas de combate em Assassin's Creed

Para executar os assassinatos, o jogador deve considerar o uso de comandos "low profile" e "high profile". O "low profile" permite que Altaïr se misture em multidões próximas, passando-se por outros cidadãos ou por outras tarefas que exigem estar fora de ameaça ou suspeita, onde se deve reduzir o nível de alerta. O "high profile" é mais visível e fácil de funcionar no ataque de inimigos. Uma vez que a área está em grande alerta, o jogador deve usar ambos os comandos do perfil baixo, assim como tentar escalar longe do nível da terra ou usar espaços procurando reduzir o nível de alerta. Quando uma das nove vítimas é assassinada, o jogador ganha armas ou habilidades novas de combate, incluindo contra-ataques e rodeios do ataque.

Capcom confirma lutadora brasileira de Street Fighter 5: Laura

Além dos seus punhos, de uma espada, de uma faca, e das facas de arremesso, Altaïr ganha o uso de uma lâmina retrátil escondida num mecanismo em seu braço esquerdo que pode ser usado para alvos da matança que estejam muito próximos sem criar nenhum alerta imediato (embora, se uma pessoa vir o corpo, o que aumentaria o nível de alerta, é recomendado se afastar do corpo após o assassinato para evitar ser identificado como assassino). Esta é a diferença mais visível entre o perfil baixo e o elevado. Um assassinato de perfil baixo pode ser executado perto de guardas ou soldados sem atrair a atenção (Altaïr cobre a boca do alvo e enfia a faca nas costas ou na barriga dependendo de sua posição em relação ao alvo), visto que um ataque elevado de Aitair será observado por todos que estiverem dentro da área de visão (Altaïr executa um salto em direção ao alvo e o acerta no pescoço).

Cenas do game Assassin's Creed
Divulgação/Ubisoft
Cenas do game Assassin's Creed

A saúde do jogador é descrita como o nível da sincronização entre memórias de Desmond e de Altaïr; se ele receber danos, uma quantidade de sincronização será perdida, e se toda a sincronização for perdida, a memória atual que Desmond está experimentando será reiniciada no último checkpoint. Quando a barra da sincronização está cheia, o jogador tem a opção adicional para usar a "Eagle Vision" (visão de águia) que faz com que a memória do computador destaque todas as pessoas visíveis nas cores que correspondem se são amigos ou inimigos, destacando inclusive o alvo (o nível de sincronia é aumentado em dois pontos após completar 15 objetivos quaisquer ou após o final da missão).

Como as memórias de Altair estão sendo rendidas pelo computador do projeto do Animus, o jogador pode experimentar "pulsos aleatórios", que podem ajudar ao jogador identificar alvos, ou alterar o ponto de vista durante o jogo. Há Cenas "in script", se o jogador reagir rapidamente quando aparecem.

Recepção do jogo

A Ubisoft afirmou que "Assassin's Creed" vendeu mais de 2,5 milhões de cópias até 13 de dezembro de 2007, excedendo às suas expectativas iniciais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.