A plataforma de streaming Twitch foi o site de games mais acessado do ano, de acordo com o site Similar Web
, que analisa dados de todos os sites da internet.
Foto: Reprodução
Plataforma de streaming de jogos online Twitch foi o site de games mais acessado na internet em 2016
O Twitch ficou no topo do ranking, seguido por Steam, Roblox, Battle.Net e PlayStation. Nos últimos 12 meses, o site teve uma média de 500 milhões de acessos por mês.
De todos os acessos à plataforma de streaming, cerca de 4% vieram do Brasil. O País é o quinto no ranking de acessos, perdendo para Estados Unidos (25%), Rússia (8%), Alemanha (6%) e Reino Unido (5%).
+ “Overwatch” é eleito o Jogo do Ano no The Game Awards 2016
No Brasil, o site também foi o mais acessado entre os games. O Friv ficou em segundo, Click Jogos em terceiro e Steam em quarto.
Domínio da Nintendo
Ainda segundo o Similar Web
, a Nintendo se destacou ante seus rivais, pelo menos nas buscas online. A companhia japonesa teve o triplo de buscas de Xbox e PlayStation.
Os gráficos divulgados pela empresa mostram que a virada aconteceu nos últimos meses do ano, quando a desenvolvedora anunciou o Nintendo Switch, seu novo console. Além disso, os anúncios do NES Classic Edition e do Super Mario Run.
+ Retrospectiva 2016: Os cinco maiores fiascos dos games em 2016
"O crescimento na busca pela Nintendo em 2016 é tão grande que, comparando o tráfego de novembro com o de janeiro, houve uma multiplicação pelo fator de 60", explicou um relatório divulgado pela Similar Web
. "Em janeiro de 2016, fomos capazes de identificar 39 palavras-chave que geravam tráfego para estas marcas: a Nintendo com 6, Xbox com 16, e PlayStation com 17. Já em novembro de 2016, encontramos 183 palavras-chave, em que Nintendo tinha 101, Xbox 30, e PlayStation 52", continuou o relatório.
+ "Games serão a arma mais poderosa na educação", diz produtor de GTA
Os resultados mostram duas correntes diferentes no mundo dos games: o saudosismo e a tradição da Nintendo e a modernidade do Twitch. Especializado em transmissões de eSports, o site foi comprado pela gigante Amazon em 2014 por US$ 970 milhões (cerca de R$ 3,1 bi).