Blizzard comemora 25 anos com passado brilhante e futuro promissor

Responsável por grandes inovações e uma das maiores séries da história dos games, Blizzard dá sinais de que pode ficar no topo por mais 25 anos

O ano de 2016 foi especial para a Blizzard : além de lançar Overwatch e uma nova expansão de World of Warcraft , a empresa comemorou seu 25º aniversário – e deu mostras de que está pronta para passar mais 25 anos no topo.

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BlizzCon, a Comic Con da Blizzard, mostra a força e a importância da produtora californiana

Criada em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1991, a Blizzard tinha o nome de Silicon & Synapse e foi fundada por três estudantes da Universade da Califórnia: Michael Morhaime , Frank Pearce e Allen Adham . O trio começou a desenvolver games em uma época em que o console de última geração era o Mega Drive, muito antes do boom dos MMORPG, que fizeram a empresa se tornar o que é hoje.

O grande objetivo dos três estudantes era fazer seus próprios jogos, mas, para isso, eles começaram de baixo, desenvolvendo projetos para outros estúdios. Os dois primeiros games desenvolvidos pelo estúdio foram Rock n' Roll Racing e The Lost Vikings , ambos de 1993.

História de sucesso

No ano seguinte, a empresa californiana lançou o primeiro título de sua maior franquia. Warcraft: Orcs & Humans saiu para PC e foi o primeiro passo de uma série que renderia mais 12 games até 2016. Foi em 1994 também que a Silicon & Synapse se tornou a Chaos Studios e, meses depois, a Blizzard Entertainment.

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Em entrevista ao site americano IGN , em 2001, Frank Pearce lembrou com saudade daquela época. "Era muito fácil desenvolver laços com as pessoas, a gente precisava só de dois ou três carros para levar todos os funcionários ao bar", disse.

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World of Warcraft é um dos maiores jogos já lançados pela Blizzard

Foi Warcraft que colocou a companhia no mapa. Baseado em contos de J.R.R. Tolkien, o criador de "O Senhor dos Anéis", o game foi o primeiro que levou o gênero de estratégia ao seu potencial máximo, que no começo dos anos 1990 era só um esboço do que se tornaria na década de 2010. "Eu fui à CES [famosa feira de eletrônicos dos Estados Unidos] e algumas pessoas foram ao nosso estande para dar uma olhada no jogo e elas ficaram muito animadas", lembrou Shane Dabiri em entrevista também ao IGN , desta vez em 2009.

As sequências de Warcraft foram elevando cada vez mais o patamar da Blizzard – e fazendo com que a empresa ganhasse ainda mais dinheiro. Em 1995, a empresa viu seu reino ameaçado por Command & Conquer, da Westwood. Os dois títulos travaram uma batalha à la Sonic vs. Mario, que acabou sendo vencida por Warcraft.

O próximo passo

Depois do sucesso de Warcraft, a empresa californiana se expandiu com sua nova série: Diablo, lançada em 1996. Outro RPG, a grande novidade do game não veio na jogabilidade, mas sim em uma nova plataforma, a Battle.Net. Com o novo serviço, as batalhas online eram mais fáceis ainda, o que fez com que a popularidade do jogo disparasse.

A partir de então, o Battle.Net foi incorporado a outros títulos da publisher, entre eles Warcraft. Em 1999, Warcraft II: Battle.net Edition levou a nova plataforma à série mais bem sucedida da época.

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Isso tudo foi uma preparação para o grande lançamento da companhia: World of Warcraft, em 2004. Essa era a primeira investida dos californianos no mundo do MMORPG, e eles já chegaram com o pé na porta. A mudança de porte da empresa foi sensível. Com WoW, eles ganharam mais de 4 mil funcionários, oito vezes mais do que os 500 que trabalhavam lá antes do lançamento do game.

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Nova aposta da Blizzard, Overwatch foi lançado neste ano e teve 20 milhões de jogadores em cinco meses

O jogo levava novos mundos ao de Warcraft e teve seis expansões até este ano. Em janeiro de 2005, o primeiro título já tinha vendido 500 mil cópias na América do Norte e na Oceania, fazendo com que os servidores da Battle.Net caíssem com tanto tráfego.

StarCraft, Overwatch e o futuro

Surfando no sucesso de WoW, a companhia teve muito tempo – e dinheiro – para desenvolver seus próximos hits: StarCraft e Overwatch. O primeiro saiu em 1998, mas foi só em 2010 que ganhou um tratamento mais atencioso da publisher. Na Coreia do Sul, o game é um dos mais populares do país, projeção que começou a se espalhar para o resto do mundo.

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Agora, a grande aposta da empresa é Overwatch. Lançado neste ano, o game já tem ligas profissionais e chegou aos 20 milhões de jogadores em outubro deste ano, cinco meses após o lançamento.

Com um histórico brilhante e um futuro promissor, a Blizzard chega a seu 25º aniversário como uma das companhias mais importantes do mundo dos games e mostrando ao mundo que pode se manter no topo pelos próximos 25 anos – algo que eles mostram todos os anos nas BlizzCon, sua própria Comic Con. Os fãs e todo mundo que gosta de videogame agradecem.

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