Tamanho do texto

O módulo SuperMath foi desenvolvido para ensinar matemática às crianças, usando a programação e a prática de seus próprios games para aprender

Que muitas crianças têm dificuldade em matemática , todo mundo já sabe. Mesmo para muitos adultos, a matemática é considerada uma matéria complexa. Muitos pais, preocupados com o desempenho escolar dos filhos, os matriculam em aulas tradicionais da disciplina. Mas será que, para uma geração 100% conectada, elas são eficazes? A SuperGeeks acredita que não.

Leia também: Pesquisa captura boom do eSports no Brasil e maioria feminina entre gamers

SuperGeeks desenvolve método para ensinar matemática a partir da programação de games
Reprodução/Shutterstock
SuperGeeks desenvolve método para ensinar matemática a partir da programação de games

Segundo pesquisa realizada pela AVG Technologies, 97% das crianças  brasileiras entre 6 e 9 usam a internet e 54% têm perfil no Facebook . Pensando nisso, a SuperGeeks resolveu inovar e lançar um método de ensino pioneiro no país: o uso da programação e prática de games para ensinar matemática. No SuperMath, como foi batizado o novo módulo, a criança aprende matemática desenvolvendo e jogando o próprio game.

Leia também: CCXP organiza a Game XP, arena game do Rock in Rio

Pensado para atender crianças a partir dos sete anos de idade, o curso foi estruturado com base na metodologia do  gamefication (mecanismos de jogos) e game-learning (aprender por meio de jogos). Com isso, os alunos criam o próprio game ou aplicativo em sala de aula, a fim de compreender e treinar determinado problema ou cálculo matemático.

A inovação do método se deve ao fato de que, enquanto os alunos aprendem a programar, reconstroem um problema matemático em forma de algoritmo computacional, beneficiando-se da prática indireta da matemática. Além disso, o curso conta com algumas atividades extraclasse, como jogar o próprio game por meio da plataforma online da escola. Dessa forma, os estudantes vão acumulando pontos. Quanto maior a pontuação, mais domínio sobre aquela temática o estudante terá.

Estrutura curricular

O curso todo é composto por 11 fases semestrais (com uma duração total de 5 anos e meio de duração), com início pelo Math-O que conta com conteúdo do segundo ano escolar. Cada fase conta com tem 16 aulas, e os alunos aprendem os principais conteúdos de todo ano letivo escolar do currículo de matemática.

Dessa forma, os alunos que cursarem até o Math-7 (conclusão do Ensino Fundamental), já terão aprendido matemática até o 9º ano escolar. Uma criança que inicia com 7 anos (correspondente ao 2º ano), por exemplo, após 4 anos de SuperMath, estará no 5º ano escolar aprendendo matemática do 9º ano.

Leia também: Descoberta da Semana: destrua o amigo de formas criativas em Corre Desnecessauro

Esse curso de matemática da SuperGeeks é regulamentado e baseado nos parâmetros curriculares nacionais do MEC e no Common Core State Standarts Initiative, uma iniciativa educacional Americana, que detalha o que os estudantes do ensino fundamental americano (K-12) devem aprender em cada ano escolar.

    Leia tudo sobre: Jogos Online