Tamanho do texto

CS:GO, Superhot e mais: os dez melhores jogos de tiro em primeira pessoa

Qual gamer não se lembra de passar horas na frente do computador jogando Counter Strike ? Ou das horas passadas nas lan houses esperando sua vez para dar headshots nos inimigos? Os jogos do gênero FPS  são bastante famosos e ajudaram a popularizar os games para PC ao redor do mundo. O iG selecionou os dez melhores jogos de tiro em primeira pessoa já lançados. Veja:

Leia também: Negação de vistos complica brasileiros em competições de eSports nos EUA

Superhot

Superhot
Reprodução
Superhot

Superhot é um FPS com proposta diferente dos demais games do gênero. Isso porque, neste game, o tempo só avança se o jogador de mover. Há quem diga que o jogo é monótono, pois não existem frequências alucinadas de tiros, explosões e fugas. Ao contrário, cada ação deve ser planejada, pois a pressa é inimiga do headshot perfeito.

O game também não conta com uma série de reviravoltas ou uma narrativa muito complexa, mas serve para dar uma explicação à matança de bonecos vermelhos sem rosto. Isso traz um ar novo e diferenciado aos FPSs que estamos acostumados. Há sempre um clima de expectativa para saber o que mais está acontecendo a medida em que o jogador avança. Essa é uma inovação muito bem-vinda nos jogos do gênero, em que a matança é desenfreada.

Shadow Warrior 2

Shadow Warrior 2
Reprodução
Shadow Warrior 2

Neste jogo de ação, o usuário deve assumir o controle de Lo Wang em partidas offline ou online com até outros três guerreiros a fim de destruir as legiões demoníacas que ameaçam a segurança do mundo, tudo isso banhado a muito sangue, é claro. Também é um dos jogos que flerta com o gore, e existem muitas entranhas espalhadas pelo cenário quando as mortes começam a acontecer.

Por apostar na violência exagerada, o jogo é recomendado apenas para maiores de 18 anos. Além disso, o game conta com mais de 70 tipos diferentes de armas para exterminar as criaturas das trevas. Ao matar os inimigos, é possível evoluir, aprimorar e customizar as armas de matança, atribuindo até mesmo propriedades elementais a eles, como os quatro principais: água, fogo, ar e terra.

Doom

Doom
Reprodução
Doom

Doom foi um jogo controverso. Um dos primeiros no gênero de shooter, o game chegou a ser banido em diversos países por apresentar excesso de violência e imagens consideradas satânicas. Além disso, o jogo foi o primeiro a popularizar a expansão por meio de arquivos criados pelos próprios jogadores (os chamados arquivos WADs, que faziam modificações não-oficiais no game).

No game, o principal objetivo do jogador é assassinar todos os demônios em uma das luas de Marte e permanecer vivo para retornar à terra. O sucesso do jogo foi tão grande que, nos anos 90, uma diversos games foram considerados como "clones de Doom". O game chegou a virar filme, mas a franquia decaiu quando o motor gráfico do game ficou ultrapassado. Apesar disso, o jogo ainda figura entre os favoritos de uma geração, sendo reconhecido como aquele que deu origem aos games de tiro em primeira pessoa que existem nos dias atuais.

Battlefield 1

Battlefield 1
Divulgação
Battlefield 1

O jogo, que conta a história de pessoas, tem dez mapas jogáveis e um modo multiplayer, com locais de batalhas icônicas da Primeira Guerra Mundial, como Amiens, Chateau, Desert, FaoFortress, Forest, Argonne, ItalianCoast, MountainFort, Scar e Suez. Estes mapas podem ser jogados em oito modos: Rush, Conquest, Team Deathmatch, Breathrough, Domination, Rush, Possession, Air Superiority e Behemoth. Cada modo conta com vantagens e desvantagens específicas, e o jogador pode desenvolver sua estratégia baseando-se nisso.

Cada seção do game recebeu o nome de História de Guerra, que envolvem personagens históricas que representam personalidades da época, como o Barão Vermelho e Lawrence da Arábia. Esses modos exploraram os combates em diversas partes da Europa, do Oriente Médio e mais algumas localidades espalhadas pelo planeta. Além disso, o jogo conta com diversos protagonistas, para garantir uma maior imersão no universo do game - isso porque, conforme garantiu a DICE, desenvolvedora do jogo, trata-se de uma história de pessoas vivendo em meio ao caos, e não da história de uma guerra.

Half Life 2

Half Life 2: Episode Two
Reprodução
Half Life 2: Episode Two

Half Life 2 : Episode Two é o segundo episódio da aclamada franquia de tiro - que é considerada uma das melhores de todos os tempos. Esse foi o game que deu prosseguimento à história de Gordon Freeman, e também introduziu Team Fortress 2 e Portal. O grande diferencial deste episódio em relação a seus antecessores são os mapas mais abertos (mas ainda não é um game em mundo aberto) e o destaque para o uso de veículos.

O game, que completa dez anos anos em 2017, é um dos responsáveis pela popularização dos jogos de tiro em primeira pessoa ao redor do mundo, e fez muito sucesso. A franquia Half Life também foi um dos grandes acertos de sua produtora, sendo lembrada até hoje pelos fãs dos jogos desse tipo.

Leia também: FPS brasileiro, Ballistic Overkill recebe data e trailer de lançamento

Overwatch

Overwatch
Reprodução
Overwatch

O game é o primeiro de tiro em primeira pessoa da Blizzard e enfatiza a jogabilidade cooperativa, contando com um vasto elenco, onde cada herói tem suas próprias habilidades e funções dentro de uma equipe. O jogo contou com um modo beta aberto e online de história, o que fez com que ele ganhasse muita fama entre os gamers, conquistando uma grande base diária de usuários ativos no ano de seu lançamento, em 2016. Além disso, o cenário do game é movimentado com eventos oficiais a cada dois meses.

Overwatch  se passa em um futuro próximo na Terra, em que existe uma guerra  contra máquinas encerrada por uma força-tarefa da ONU, que leva o nome do game. Esse grupo foi separado após o fim da guerra, já que não havia mais necessidade de um grupo de guerrilheiros tão bem treinados e fortemente armados. Contudo, um novo inimigo agora ameaça o planeta, e esse grupo deverá se reunir novamente. O sucesso do game é tão grande que o jogo conquistou o posto de Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2016.

Point Blank

Point Blank
Divulgação
Point Blank

Desde seu lançamento, o game vem conquistando uma legião de fãs no Brasil e no mundo, tudo isso graças ao seu estilo de jogo rápido, onde a habilidade e reflexos do jogador são testados constantemente em partidas. Com 16 personagens disponíveis, as partidas acontecem em 55 mapas diferentes, e cada um possui suas vantagens e desvantagens específicas.

Um dos principais atrativos do game é a sua variedade de armas e equipamentos disponíveis. São mais de 250 modelos de armas e acessórios a serem escolhidos, possibilitando uma infinidade de combinações para agradar a todos, desde shotguns até snipers e facas. Além disso, há nove tipos de jogo diferentes que estão disponíveis no game.

Halo

Halo
Reprodução
Halo

Com cinco games principais e dois adicionais, a franquia Halo tem uma das histórias mais complexas e completas já vista no universo dos games. No jogo, há uma explicação sobre o surgimento do universo, com a humanidade sendo criada por uma raça poderosíssima chamada de Precursores, que também criaram diversas outras raças alienígenas e uma raça parasita, os Floods. Uma das espécies aliens criada, os Forerunners, rebelaram-se e derrubaram os criadores.

A raça humana, aproveitando-se das tecnologias remanescentes dos criadores Precursores, colonizaram outros planetas e exterminaram os parasitas. Isso despertou a ira dos novos "donos da galáxia", e desencadeou uma batalha sem fim entre humanos e alienígenas, que se desenrola ao longo dos sete games já lançados da saga Halo Wars, que acabou se tornando uma extensão da franquia, mais focada na guerra que os demais games já lançados.

Bioshock

Bioshock
Reprodução
Bioshock

Bioshock é um dos games que completam dez anos em 2017. Lançado originalmente para Microsoft Windows e Xbox 360, o game de tiro em primeira pessoa combina elementos de fantasia com poderosas armas de fogo, além dos assustadores Big Daddies - que foram o grande destaque do game - e do sistema de escolhas, que influenciou o gênero de forma permanente.

Por causa disso, é um dos jogos mais lembrados quando se fala em game de shooter. Ainda hoje, é possível encontrar vários games com inspirações em Bioshock. Além disso, é quase impossível encontrar games sem sistema de escolha. Por causa disso, o jogo está entre os melhores do gênero já lançados, afinal, não é fácil promover uma mudança tão influente no mundo dos games a ponto de se tornar um fator fundamental no desenvolvimento de novos títulos e uma referência para todos os games atuais.

Leia também: Edital da Ancine dará R$ 10 milhões para produção de games; veja o andamento

CS:GO

Counter Strike
Reprodução/Youtube
Counter Strike

Counter Strike: Global Offensive foi, possivelmente, o jogo mais popular em todas as lan houses do país. No game, os jogadores assumem o papel de terroristas e devem eliminar o time adversário, matando todos eles.

Global Offensive é o uma versão melhorada e mais atualizada do clássico FPS Counter Strike. O jogo virou febre e garantiu a ascensão de lan houses pelo Brasil todo e ajudou a criar uma geração de games amantes dos jogos de tiro em primeira pessoa.

    Leia tudo sobre: PS4