Tamanho do texto

Nintendo Switch e iPads não poderão ser usados em voos vindos do Oriente Médio para os Estados Unidos por medida de segurança

O governo dos Estados Unidos tomou mais uma atiatude polêmica em relação aos países árabes: desta vez, a medida proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis como o Nintendo Switch e iPads nas cabines de voos vindos do Oriente Médio. De acordo com  as autoridades locais, isso visa manter a segurança aérea do país e evitar ataques terroristas.

Leia também: Negação de vistos complica brasileiros em competições de eSports nos EUA

O Nintendo Switch pode ser conectado a uma tela ou ser usado de forma portátil; console tem games de Mario e Zelda
Divulgação/Nintendo
O Nintendo Switch pode ser conectado a uma tela ou ser usado de forma portátil; console tem games de Mario e Zelda

Essa proibição afeta voos vindos de dez aeroportos de países como Jordânia, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Marrocos, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos. De acordo com informações do Guardian , a Casa Branca tomou essa atitude após receber informações de que terroristas iniciantes estão "transportando explosivos em vários itens para o consumidor", dentre eles, o Nintendo Switch, iPads e vários outros.

Leia também: Edital da Ancine dará R$ 10 milhões para produção de games; veja o andamento

Ainda de acordo com o jornal britânico, as próprias linhas áereas irão fiscalizar essa medida, ao invés de agentes do governo ou policiais. O especialista em tecnologia ouvido pelo jornal britânico Nicholas Weaver, do International Computer Science Institute, afirmou à publicação que não considera que a medida seja realmente eficaz, uma vez que uma bomba do tamanho de um laptop poderia causar o mesmo estrago, mesmo que estivesse na área de bagagem do avião.

Ele ainda ressalta que, se tratando de ataques de hackers, qualquer smartphone já bastaria para ocasionar uma explosão. Até o momento, o banimento desses aparelhos eletrônicos nas cabines dos aviões não afeta voos com origem em outros locais do mundo. Vale ressaltar que ainda é possível transportá-los em bagagens despachadas.

Leia também: Promoção da PSN dá até 90% de desconto em games exclusivos do PlayStation

Além disso, o Reino Unido também está aplicando uma medida semelhante, mas ela é restrita aos aparelhos maiores, como laptops. Consoles portáteis como o PS Vita, Nintendo 3DS e Nintendo Switch ainda estão permitidos nas cabines de voos internacionais com partidas do Oriente Médio.