Tamanho do texto

Associação celebra bom desempenho da indústria de games brasileira em 2016 e projeta crescimento do setor para os próximos anos

O ano de 2016 pode não ter sido bom para muita gente, mas a indústria brasileira de games tem muitos motivos para comemorar. De acordo com dados da Abragames , a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, o País alcançou o expressivo número de 300 empresas de games no ano passado.

Leia também: Debate na CNB Arena faz balanço do cenários dos eSports no Brasil

O game brasileiro Horizon Chase é considerado pela Abragames um dos grandes sucessos da indústria nacional
Divulgação
O game brasileiro Horizon Chase é considerado pela Abragames um dos grandes sucessos da indústria nacional

"Tivemos um crescimento bem legal no ano passado, principalmente porque o número de estúdios capacitados para fazer boas produções e divulgação aumentou", disse Fernando Chamis , presidente da Abragames , em entrevista ao iG .

Leia também: Curso online busca desenvolver realidade virtual no Brasil

Para ele, o aumento do número de empresas formais de games no Brasil não é a única notícia boa. Nos últimos tempos, os governos federais e estaduais têm se envolvido mais com o mercado e fomentado o trabalho das desenvolvedoras. "O edital da Ancine e os editais da SPCine foram muito importantes", garantiu Chamis, também destacando o trabalho da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem ajudado as desenvolvedoras brasileiras a conquistar o mercado no exterior.

Leia também: Games no Brasil: cineastas comentam cultura dos jogos no País

Sucesso no exterior

O trabalho vem dando certo. "Os games brasileiros são muito bem recebidos lá fora", afirmou Fernando Chamis. Mas ele destaca que os jogadores muitas vezes nem sabem que estão jogando um game desenvolvido no Brasil. "O público não quer saber quem fez o jogo, quer jogar", admitiu o presidente da associação.

Fernando Chamis é o presidente da Abragames
Divulgação/Abragames
Fernando Chamis é o presidente da Abragames

Um dos cases de sucesso é Horizon Chase . Desenvolvido pela Aquiris Game Studio, de Porto Alegre, o game conquistou vários prêmios no exterior e foi eleito um dos melhores apps da App Store, da Apple, em 2015. No Brasil, o jogo também foi premiado em festivais.

Para Fernando Chamis, o sucesso ajuda o desenvolvimento da indústria. "A gente precisa de mais jogos famosos", disse. "Mas hoje as empresas estão mais maduras e sabem trabalhar melhor", garantiu o diretor da Webcore.

O cenário para a indústria brasileira de games é muito promissor, mas para que a coisa realmente decole, o presidente da Abragames acredita que as desenvolvedoras devem melhorar alguns aspectos. "Espero ver produtos melhores, com uma mão de obra mais qualificada pelos cursos universitários e vendas melhores. Acho que os brasileiros têm que ir para os eventos no exterior e dar a cara à tapa", pediu Fernando Chamis.

    Leia tudo sobre: jogos online