Tamanho do texto

O lançamento de Resident Evil 7: Biohazard levantou uma velha questão: qual é o melhor título da série? A gente te responde

O lançamento de Resident Evil 7: Biohazard , nessa terça-feira (24), levantou uma velha discussão entre os fãs de uma das franquias mais adoradas dos games: afinal, qual é o melhor título da série de zumbis?

Leia mais: Dez coisas que você precisa saber antes de jogar o novo Resident Evil

Resident Evil 4 é considerado o melhor jogo da série; veja o nosso ranking
Divulgação
Resident Evil 4 é considerado o melhor jogo da série; veja o nosso ranking

Para responder a essa dúvida, o iGames preparou o ranking definitivo dos principais games da franquia Resident Evil . Veja o ranking abaixo:

1 – RE 4

Lançado em 2005, o quarto título foi o ápice da franquia. Na pele de Leon, o jogador investiga uma vila infestada de zumbis em uma região rural na Espanha atrás da filha da presidente, sequestrada por uma seita. Com jogabilidade e história bem alinhadas, o game foi lançado para PS2, Xbox 360, PC e até iOS, e foi eleito o jogo do ano em 2005.

2 – RE 2

Resident Evil 2
Reprodução
Resident Evil 2

O segundo game foi o responsável pelo sucesso da série. Lançado em 1998 para PlayStation e depois adaptado para outras platafomras, o jogo tem Leon e Claire como protagonistas – e a escolha do personagem muda a história da trama. O game se passa em Raccoon City, uma cidade infectada pelo  T-vírus criado pela Umbrella Corporation, de onde os personagen têm de fugir ilesos. Estima-se que o jogo vendeu cerca de 5 milhões de cópias só para PlayStation.

3 – RE 3: Nemesis

Resident Evil 3: Nemesis
Reprodução
Resident Evil 3: Nemesis

Na onda do sucesso de RE 2, o terceiro título da série traz de volta Jill Valentine e a história é mais ou menos a mesma: ela tem de escapar de uma cidade infectada por outro vírus criado pela Umbrella. Mas ao contrário de seus antecessores, o terceiro jogo da saga é mais focado na ação do que nos puzzles, com uma grande quantidade de inimigos a serem combatidos. Entra nessa conta o próprio Nemesis, vilão que persegue o jogador algumas vezes durante a trama.

Leia mais: Os 10 jogos de terror mais assustadores de todos os tempos

4 – RE Remake (2002)

Resident Evil Remake (2002)
Reprodução
Resident Evil Remake (2002)

Por mais estranho que isso possa parecer, o primeiro Resident Evil ganhou um remake apenas seis anos após sua estreia. O jogo mostra pela primeira vez os protagonistas Chris e Jill, além de apresentar ao público a Umbrella Corporation, que causaria alguns estragos dali pra frente. A nova versão, lançada para GameCube trouxe algumas melhorias gráficas e de jogabilidade, além de aproveitar melhor as vantagens do console da Nintendo.

5 – RE CODE: Veronica

Resident Evil CODE: Veronica
Reprodução
Resident Evil CODE: Veronica

Lançado em um dos auges da série, em 2000, CODE: Veronica foi um jogo exclusivo do DreamCast por algum tempo, mas depois chegou ao PS2, GameCube e outras plataformas. O jogo acompanha três personagens, entre eles Claire, que tentam sobreviver ao surto de um vírus em uma prisão abandonada no Pacífico e em uma estação de exploração na Antártida. Apesar de não estar na série clássica, o jogo foi bem recebido pelos fãs.

6 – RE 5

Resident Evil 5
Reprodução
Resident Evil 5

O quinto título da franquia foi lançado em 2009 cercado de expectativas. Primeiro game da série para os consoles de sétima geração (PS3 e Xbox 360, por exemplo), o jogo acabou deixando a desejar em jogabilidade e gráficos. Dessa vez ambientado na África, o game acompanha os personagens Chris e Sheva em sua luta contra uma ameaça terrorista.

7 – RE Revelations

Resident Evil Revelations
Reprodução
Resident Evil Revelations

Revelations é um jogo que dá calafrios nos fãs da série, mas não no bom sentido. Lançado para Nintendo 3DS, o game acontece entre os eventos de RE 4 e RE 5, acompanhando Jill e Chris em uma luta contra uma organização bioterrorista que ameaça infectar um oceano com um vírus. A primeira experiência da saga em consoles portáteis não deu exatamente certo.

Leia mais:  Os jogos para PS4 mais aguardados de 2017

8 – RE Zero

Resident Evil Zero
Reprodução
Resident Evil Zero

Lançado para GameCube e depois portado para consoles mais novos, RE Zero traz Rebecca e Billy como protagonistas. O jogo é tão esquecível que os personagens nunca mais apareceram na série. Sem puzzles criativos nem um grande apelo, o game acabou sendo ofuscado no contexto da saga.

9 – RE 6

Resident Evil 6
Reprodução
Resident Evil 6

Foi em 2012 que os fãs de Resident Evil conheceram seu pior pesadelo: Resident Evil 6. Lançado para PS3 e Xbox 360, o game é considerado o pior de todos os tempos. Isso porque o jogo não manteve a qualidade da série e não conseguiu segurar uma estrutura megalomaníaca, com três protagonistas e recheada de fases bônus. No fim, o jogo foi só uma decepção.