Tamanho do texto

Project Scorpio será uma máquina da nova geração, de acordo com a Microsoft; expectativa é que o console execute o verdadeiro 4K

No fórum americano  NeoGAF , Thomas Mahler, diretor de Ori and The Blind Forest e fundador da Moon Studios, publicou algumas novidades sobre Project Scorpio, o novo console da Microsoft. Mais tarde, o site americano Gamespot conseguiu confirmar que Mahler era, de fato, o responsável pelos posts no fórum.

"Sou um fantoche", diz Guillermo Del Toro sobre trabalho em Death Stranding

Xbox Scorpio deverá ser lançado em 2017
Divulgação
Xbox Scorpio deverá ser lançado em 2017

Na publicação sobre o Project Scorpio , ele também citou o PS4 Pro , o mais novo console da rival Sony. "Scorpio é uma máquina de nova geração com o benefício adicional de que todos os seus jogos antigos ainda serão compatíveis. A Microsoft vai precisar trabalhar um pouco para deixar claro que o Scorpio não é uma melhoria meia boca (que o PS4 Pro meio que é...) e sim uma máquina totalmente da nova geração que simplesmente tem retrocompatibilidade com sua biblioteca atual de games", em tradução livre. Mahler, por meio da Moon Studios, possui uma relação muito próxima à fabricante do console. Dessa forma, é possível que ele tenha, de fato, conhecimento do hardware que está sendo desenvolvido.

Brasil Game Cup terá primeiro torneio de CS:GO no Rio de Janeiro

A posição oficial da empresa fundada por Bill Gates é a de que o Scorpio trata-se mais de uma versão melhorada do Xbox One do que de um novo Xbox, com conceitos melhorados e que tenha suporte à resolução 4K - como uma atualização de seu hardware. Especula-se que ele tenha uma arquitetura de memória RAM diferente da do Xbox One, com cache L2 quatro vezes maior, e o poder de processamento gráfico da GPU será de 6 teraflops. 

Phill Spencer, executivo da empresa, afirmou em sua conta oficial do Twitter que já está testando o console e está gostando muito do resultado que o projeto está apresentando. "Grande dia de ficar atualizado sobre o Scorpio com a equipe. Joguei meus primeiros jogos em uma unidade inicial. Os jogos rodarem muito bem, o console funcionou bem, orgulho da equipe", em tradução livre.

+  Descoberta da Semana: Brinque de Deus e recrie o universo em Doodle God

O Project Scorpio foi apresentado durante a apresentação da Microsoft na E3 2016. O foco da máquina será a resolução 4K. De acordo com Spencer, somente os jogadores que possuírem uma ela capaz de apresentar a resolução poderão desfrutar da capacidade de alta resolução que será entregue pelo console. O projeto tem previsão de lançamento para esse ano.