Tamanho do texto

Conheça a nossa seleção das melhores franquias de jogos que existem

Existem muitos games no mercado, e alguns são melhores que outros. E, certamente, as franquias são a categoria favorita de todos os gamers de plantão, já que é possível acompanhar os mesmos personagens por muito tempo. Pensando nisso, o iG selecionou as 15 melhores franquias de todos os tempos.

Resident Evil 7 revela benefícios exclusivos do passe de temporada

Confira as melhores franquias de games:

Final Fantasy

Final Fantasy XV
Reprodução
Final Fantasy XV

A grande maioria dos títulos de Final Fantasy contam histórias individuais, que não tem nenhum tipo de conexão entre si. Contudo, a parte gráfica da franquia, sempre muito bem cuidada, dão identidade à franquia, o que faz com que ela seja reconhecida pelos fãs mundo afora.

A franquia original conta com 15 games já lançados, e sete animações, entre filmes e séries. Todos os games têm fortes inspirações em culturas, mitologias e idiomas diferentes, dentre elas, a européia, a asiática e a árabe. O conflito central de muitos jogos foca-se em um grupo de personagens tentando derrotar um antagonista, que está caminhando a passos largos para a dominação mundial.

Resident Evil

Resident Evil 7
Resident Evil 7
Resident Evil 7

Resident Evil é uma franquia de horror survival, desenvolvida pela Capcom. O primeiro jogo da série se inicia na noite do dia 24 de julho de 1998, nas Montanhas Arklay, onde houve uma série de assassinatos beirando o canibalismo. O segundo jogo da franquia se passa dois meses após os acontecimentos do primeiro game, na cidade de Raccon City, localizada na região centro-oeste dos Estados Unidos. Quase todos os cidadãos do local foram transformados em zumbis. Isso é devido a um surto do T-virus, um novo tipo de arma biológica secreta desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella Corporation.

Resident Evil 3: Nemesis começa 24 horas antes dos eventos de seu antecessor, e segue a ex-agente do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S.) Jill Valentine em sua tentativa de escapar de Raccoon City.  O quarto jogo da franquia começa seis anos após os acontecimentos de Resident Evil 2, o ex-policial Leon Scott Kennedy é enviado em uma missão para resgatar Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos, que foi raptada por uma seita misteriosa. Ele viaja para uma aldeia rural na Europa, onde encontra um grupo de moradores violentos que dedicam suas vidas para os Los Illuminados, o culto que sequestrou a jovem Ashley.

Cinco anos após os acontecimentos de Resident Evil 4, Chris Redfield, um ex-membro do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S.) e agora parte da Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo (BSAA), é despachado para a África. Ele e sua nova parceira Sheva Alomar têm a tarefa de prender o vilão Ricardo Irving, antes que ele venda uma arma bio-orgânica (BOW) no mercado negro. Já o sexto game da franquia, se passa em 2013, quando o presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, decide revelar a verdade por trás do que aconteceu no incidente de 1998 na cidade de Racoon, com a esperança de acalmar o atual ressurgimento de atividades bioterroristas.

Resident Evil 7: Biohazard será lançado em 24 de janeiro de 2017 e contará a história de Ethan, que busca sua esposa desaparecida em uma mansão abandonada na Lousiana.

Assassin's Creed

Edward Kenway, o protagonista de Assassin's Creed IV: Blackflag
Reprodução/Youtube
Edward Kenway, o protagonista de Assassin's Creed IV: Blackflag

A Ubisoft vem publicando a saga de Assassin’s Creed desde 2007, que começou com a viagem do barman Desmond Milles através da máquina de memória genética Animus, onde encontrou seu antepassado Altair um membro da antiga Ordem dos Assassinos, que data de 1191, e que esteve em missão para roubar um artefato capaz de criar ilusões, o Pedaço do Éden, e pertencia à Ordem dos Templários.

No segundo game da franquia, o jogador está no renascimento Italiano, no ano de 1476 (o jogo vai até o ano de 1499). O protagonista dessa vez é Ezio Auditore da Firenze, um assassino de uma longa linhagem da Ordem dos Assassinos. Seu objetivo é evoluir ao longo da história e tornar-se um assassino melhor. Assassin's Creed: Brotherhood começa imediatamente após o segundo game da franquia e traz a segunda parte da trilogia do assassino italiano.

No jogo, a cidade de Roma, na Itália, é dividida em 12 distritos, todo comandados por torres dos Borgia. Agora, como chefe da Ordem dos Assassinos, ele tem como aliados um exército de inteiro de soldados, que farão de tudo para protegê-lo e também em missões especiais. Com isto entra um novo sistema de jogo, onde é possível recrutar assassinos e comandá-los em tempo real durante os combates.

Assassin's Creed: Revelations começa em 1511 d.C., Ezio Auditore da Firenze já tem uma idade mais avançada que nos games anteriores, e, com isso, mais experiência também. Ele está em busca de segredos escondidos pelo seu antecessor, o assassino lendário Altaïr, em Maysaf, na Síria, antigo lar da Irmandade dos Assassinos.

Em Assassin's Creed III, o jogador assume o papel de Connor Kenway, nascido Ratonhnhaké:ton (uma localidade fictícia, criada no universo de Assassin’s Creed, sem localização correspondente fora do game), é um mestiço de pai britânico e mãe indígena, criado na tribo dos Mohawks, que é atraído para a luta contra a tirania, quando a sua tribo é atacada por um exército de colonos brancos. O quinto jogo da franquia se passa em um período de 30 anos na vida de Connor, decorrendo entre os anos de 1753 e 1783, onde a guerra entre A Irmandade dos Assassinos e a Ordem dos Cavaleiros Templários se mudou para a América Colonial.

Em Assassin's Creed IV: Blackflag, o personagem é forçado a vasculhar as memórias de Edward Kenway, um lendário pirata do século XVIII, pai de Haytham Kenway e avô de Connor Kenway. O objetivo da Abstergo é encontrar o Observatório, um dos últimos templos onde existia o Fragmento do Eden, uma pedra capaz de fazer enxergar pelos olhos de outras pessoas. O jogo começa a toda velocidade, bem em meio a uma batalha dentro do navio do protagonista, Edward Kenway, que está sendo destruído.

Assassin's Creed: Rogue coloca o jogador na pele de Shay Patrick Cormac, um assassino que trabalha no Atlântico Norte durante a Guerra Franco-Indígena. Cormac é um novo aspirante a assassino que trabalha para a lendária Irmandade dos assassinos e para Aquiles Davenport. Ele vê potencial no jovem, mas o candidato a assassino desenvolve uma insubordinação, e isto causa frustração aos seus mentores.

Assassin's Creed: Unity leva o jogador através das memórias de Arno Dorian, filho de um Assassino, mas criado por Templários. Ele se apaixona por Élise De La Serre, uma templária, filha de seu pai adotivo. Quando o pai de ambos é assassinado misteriosamente, um se volta contra o outro e começa uma corrida para decidir qual facção será mais forte e comandará a França.

O último game publicado da franquia foi Assassin’s Creed: Syndicate, e se passa durante a Revolução Industrial, quando a Irmandade dos Assassinos foi erradicada. O jogador assume o papel dos gêmeos Paul e Evie Frye, que devem tentar reestruturar a Irmandade e recrutar novos membros, na conturbada Londres, enquanto a Igreja como monarquia começa a perder sua força e seu domínio sobre a população.

Hitman

Hitman
Reprodução
Hitman

Essa temporada começa com o lançamento do prólogo e primeiro capítulo em março desse ano, ambos ambientados em Paris. A seguir, o segundo capítulo se passou em Sapienza, na Itália, com lançamento em abril. O terceiro episódio foi ambientado Marraquexe, em maio. O quarto e último capítulo já lançado conta eventos ocorridos em Bangkok, e chegou ao mercado em agosto.

O capítulo cinco foi lançado em 27 de setembro deste ano, com uma trama ambientada no Colorado, nos Estados Unidos. Nessa missão, o assassino deve se infiltrar sorrateiramente em um campo de treinamento militar e executar quatro alvos – os mais perigosos soldados do exército inimigo, experientes combatentes e especialistas em técnicas variadas de combate e guerra.

O sexto episódio não teve data de lançamento divulgada. A edição física de Hitman, com a temporada completa e todos seus DLCs e uma série de conteúdos extras está prevista para ser lançada em 31 de janeiro de 2017. A grande novidade desta série são as experiências compartilhadas com uma comunidade de usuários, com alvos específicos aparecendo para cada jogador, por um período limitado. O game está disponível para Xbox One, PS4 e Microsoft Windows.

GTA

GTA San Andreas ainda é jogado online por mais de 1 milhão de usuários
Divulgação
GTA San Andreas ainda é jogado online por mais de 1 milhão de usuários

GTA é uma das séries de games de corrida de maior sucesso do mundo todo. O nome da série uma gíria policial utilizada nos Estado Unidos para identificar roubo de automóveis. Assim como CoD, GTA é um dos produtos de entretenimento mais rentáveis da história do universo gamer.

A série conta com 15 títulos, sendo o mais jogado GTA San Andreas. Em virtude das mudanças de tecnologia que foram empregadas na série desde o começo de seu lançamento, em 1997, os fãs costumam dividir a série em 2D, 3D e HD.

Nioh terá multiplayer competitivo em atualização após o lançamento

Na Era 2D, temos: GTA London, 1961; GTA London, 1969; Grand Theft Auto e  Grand Theft Auto 2. Já na Era 3D, há GTA Vice City Stories; GTA Vice City; GTA San Andreas; GTA Liberty City Stories; GTA Advance e Grand Theft Auto III. A Era HD conta com Grand Theft Auto IV;  GTA The Lost and Damned; GTA The Ballad of Gay Tony; GTA Chinatown Wars e Grand Theft Auto V.

The Sims

The Sims
Reprodução
The Sims

The Sims é uma das mais famosas franquias de games de computador que simulam a vida real. Nos games, o jogador pode criar personagens e controlar suas vidas, construir uma cidade. Nele, os jogadores são encorajados a tomar ações individuais e satisfazer as necessidades de cada Sim.

Cada personagem  precisa se alimentar, dormir, tomar banho, interagir com outras pessoas, caso contrário, o personagem pode até mesmo morrer. As crianças podem crescer, ir a escola, escolher carreiras. Já os adultos podem namorar, casar-se e devem trabalhar para ganhar dinheiro e construir casas e comprar itens.

A franquia conta com quatro jogos principais e muitos outros específicos para algumas plataformas.

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda
Reprodução YouTube
The Legend of Zelda

Sendo uma das séries de maior sucesso da Nintendo, Zelda acompanha a história de Link, cuja missão é proteger o reino de Hyrule e a Triforce. Esta última trata-se de uma relíquia deixada pelas Deusas criadoras do mundo, e é capaz de realizar desejos, trazendo ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas que também poderia destruí-lo se cair em mãos erradas.

Pode-se dizer que essa é uma das franquias com mais fãs fiéis. O título de mais de trinta anos ainda causa ansiedade, uma vez que em 2017 será lançado The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o décimo nono título. Os games da franquia conta com quebra-cabeças e problemas complexos.

Call of Duty

Call of Duty pode ganhar game ambientado no Vietnã em breve
Reprodução/Youtube
Call of Duty pode ganhar game ambientado no Vietnã em breve

A série Call of Duty começou com games para Microsoft Windows, expandindo-se para outros consoles posteriormente. Os primeiros games da série têm como cenário a Segunda Guerra Mundial, e são eles: Call of Duty, Call of Duty 2 e Call of Duty 3. Em Call of Duty 4: Modern Warfare, que se desenrola nos tempos modernos, a série mudou seu foco da Segunda Guerra Mundial. Esse game foi seguido por Call of Duty: World at War e Call of Duty: Modern Warfare 2.

Black Ops decorre na Guerra Fria, enquanto que Modern Warfare 3 acontece num futuro próximo, que começa a implementar o tom futurista que a série mantém até os dias atuais. Black Ops II  decorre essencialmente no ano 2025. Call of Duty: Ghosts foi seguido de Advanced Warfare. Balck Ops III é o game que antecede Infinite Warfare, que foi lançado em 2016. O próximo game da franquia poderá se passar no Vietnã.

Mario

Super Mario Run
Reprodução
Super Mario Run

Mario é o encanador bigodudo de boné vermelho mais famoso dos consoles, e é propriedade intelectual da Nintendo. Apesar de originalmente aparecer apenas em jogos de plataforma, os games do personagem ganharam novos formatos ao longo dos anos. Atualmente, existem games da franquia como corrida, puzzles, party, role-playing, luta e esportes.

Essa é considerada a maior e mais lucrativa franquia existente no mundo, que conta com mais de 200 games já lançados para diversas plataformas.

Mortal Kombat

Mortal Kombat
Reprodução
Mortal Kombat

Mortal Kombat já conta com dez games lançados em sua franquia principal, e traz os clássicos personagens para lutar entre si nas ruas de diversas cidades e em algumas arenas. O último game lançado é Mortal Kombat XL.

Mortal Kombat X se passa 25 anos depois dos eventos do último game da franquia Mortal Kombat, e tem como principal novidade o sistema em que cada personagem possui três estilos de luta diferentes. Todos os personagens clássicos já consagrados estão presentes. Há ainda alguns personagens especiais, saídos de outras franquias do cinema, como o Alien, de "Alien vs. Predador" e "Leatherface", da famosa franquia de horror "O massacre da serra elétrica".

Sonic

Sonic Boom: Fire & Ice
Reprodução/Youtube
Sonic Boom: Fire & Ice

Sonic é o pequeno ouriço azul da Sega, que foi idealizado para competir com Mario, da Nintendo. Rapidamente, tornou-se o mascote da empresa. Ele é capaz de correr em velocidade supersônica (daí seu nome) e se enrolar como uma bola, em primeira instância, para atacar inimigos.

Tem como objetivo principal salvar os outros animais do vilão Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como escravos. Os primeiros games do ouriço azul são no estilo plataforma, e foram portados para outros tipos posteriormente.

Street Fighter

Street Fighter V
Reprodução
Street Fighter V

Street Fighter é a clássica franquia de luta da Capcom, em que o jogador controla diversos lutadores ao redor do mundo. Seu primeiro game foi lançado em 1987, e é publicado até os dias atuais; a série conta com mais de 20 games com a mesma temática.

Street Fighter V é o último game lançado da clássica franquia de luta da Capcom . Ele conta com o mesmo estilo gráfico que seu antecessor, contudo, trouxe algumas melhorias no sistema de combate, com um novo sistema de criação de golpes e combos. É também esse o game da franquia que introduz um modo história, em que o jogador pode optar por seguir uma narravativa. Há ainda o modo multiplayer entre plataformas  e um novo sistema em que depois do lançamento, tanto personagens como outros conteúdos, são desenvolvidos e acrescentados ao jogo através de atualizações.

Gears of War

Gears of War 4
Reprodução/Youtube
Gears of War 4

Gears of War se passa em um planeta chamado Sera, onde acontece uma guerra entre os seres humanos e uma espécie alienígena - chamada de Locust. Os desdobramentos do conflito entre as raças norteia os rumos dos jogos da franquia. Ao decorrer do game, o jogador descobre a real causa do conflito entre humanos e alienígenas: a Emulsão. Trata-se de um fluído dourado que corre nos subterrâneos de Sera. As criaturas contaminadas pelo material tornam-se Lambent, uma outra espécie mais agressiva e mais ameaçadora para o futuro da humanidade.

A inspiração para a série tem uma origem bastante conhecida no mundo gamer. A inspiração para a atmosfera do mundo Sera surgiu graças a Cliff Bleszinski, um dos designers do jogo. Enquanto ele estava escrevendo o jogo, sua esposa pediu o divórcio. Esse fao deixou-o arrasado. Diversos elementos desse momento são retratados no jogo, como a inexpressividade de Marcus Fenix , a destruição do planeta e a ideia de que a humanidade não tem salvação.

Mass Effect

Mass Effect
Reprodução
Mass Effect

Mass Effect é a franquia de games de luta espacial da BioWare. A trilogia principal conta com três games já lançados, e um que será lançado em 2017. Além disso, há um spin-off lançado para iOS. 

Até o momento, sabe-se que nenhum dos personagens antigos retornará a este novo game. Contudo, o jogo reterá alguns elementos da franquia original. Mass Effect: Andromeda chega ao mercado no primeiro trimestre de 2017, para Microsoft Windows, Xbox One e PS4. Informações antecipadas pela loja online varejista Amazon dão conta de que o game deve chegar em março de 2017, contudo, a produtora ainda não se manifestou sobre isso.

Microsoft continuará investindo em games exclusivos após fracasso de Scalebound

God of War

God of War
Reprodução YouTube
God of War

O primeiro God of War começa com uma série de flashbacks que contam a história de Kratos, um ex-general militar de Esparta. Um guerreiro feroz, que guiou seu exército por inúmeras guerras e obteve milhares de vitórias. Porém, foi confrontado por um número muito maior de bárbaros invasores. Oprimido e prestes a ser morto pelo Rei, o espartano invoca Ares, o lendário Deus da Guerra.

No segundo game, logo no início, é mostrado - em cut-scene - os eventos ocorridos após a transformação de Kratos em um deus. No game, o Fantasma de Esparta passa a guiar os soldados de Esparta, liderando-os sobre várias batalhas e destruindo várias cidades dos outros deuses. Com isso, tem seus poderes retirados por Zeus, que estava transformado em uma águia.

No terceiro game, Kratos tem sua grande batalha contra Zeus e os deuses do Olimpo.  No final dos créditos, há uma pequena cena, onde Kratos já não está mais no local em que caiu, revelando ter uma marca na pedra com formato de fênix, ao lado do Blade of Olympus, e nota-se um pequeno rastro de sangue indo em direção a borda do abismo.

O novo God of War traz um Kratos que agora não é mais o assassino visto nos primeiros games da saga, mas sim, pai de um garoto que precisa ser protegido e educado. Depois de ter sido enganado por Ares, no primeiro jogo, e matar sua família, partiu para uma missão de vingança para os deuses do Olimpo. Kratos então mudou-se para o norte da Europa, onde construiu uma nova família. Portanto, esse é um episódio mais focado em mitologia nórdica, o que torna essa uma das melhores franquias de games existentes.

    Leia tudo sobre: Jogos Online PS4