Tamanho do texto

Se você nasceu entre as décadas de 1960 e 1990, com certeza reconhecerá os clássicos a seguir que vão desde Pong (1972) até God of War (2005)

Você se lembra do primeiro game que você jogou? Provavelmente vem à sua cabeça: gráficos, jogabilidades e mecânicas mais simples, mas nada que tire o valor sentimental que esse jogo possui, principalmente se você é da Geração X ou Y.

+Red Dead Redemption 2, Cuphead e +: os jogos de Xbox One mais esperados em 2017

Pensando nisso, o iGames elaborou uma lista com os jogos que mais marcaram a infância tanto de uma quanto de outra geração , e promete despertar forte nostalgia nos mais velhos. A lista tem clássicos que vão desde o Pac-Man até Doom.

Pong (1972)

Geração X: Pong
Reprodução YouTube
Geração X: Pong




Desenvolvido e divulgado pela Atari, Pong é um dos primeiros jogos lucrativos da história dos games. Se hoje a jogabilidade dele é considerada simplória, no ano de seu lançado foi um dos maiores impactos tecnológicos.

Se você nunca jogou ou ouviu falar, calma.  “Pong” diz repeito ao esporte Ping Pong e exige apenas que o(s) jogador(es) mova a barra vertical para cima e para baixo de cada extremo da tela, de modo a empurrar a “esfera” ao outro lado. O objetivo é não deixar a bolinha ultrapassar sua barra.

Space Invaders (1978)

Geração X: Space Invaders
Reprodução YouTube
Geração X: Space Invaders

Inspirado no aclamado Star Wars e Guerra dos Mundos, Tomohiro Nishikado (também projetor do Gun Fight de 1975) desenvolveu o arcade que tem como objetivo destruir ondas de naves.

O jogo funciona de um modo que o jogador se move para esqueda e para a direita na parte inferior da tela, enquanto faz ataques à distância às naves alienigenas que estão na parte superior. Conforme a vitória é alcançada os inimigos ficam mais próximos do combatente.


Pac-Man (1980)

Geração X e Y: Pac-Man
Reprodução YouTube
Geração X e Y: Pac-Man

Os anos 1980 já foram iniciados com um dos maiores clássicos da história dos games. Independentemente da sua idade, você com certeza já ouviu falar nessa criação de Tōru Iwatani.

Pac-Man é o precursor da mecânica “Power-Up”, a qual concede mais força ao personagem após ingerir algum item, geralmente um alimento. O objetivo do jogo se baseia em devorar as pastilhas espalhadas pelo cenário sem ser pego por um dos quatro fantasmas.

The Legend of Zelda (1986)

Geração X e Y: The Legend of Zelda
Reprodução YouTube
Geração X e Y: The Legend of Zelda

Pode-se dizer que essa é uma das franquias com mais fãs fiéis. O título de mais de trinta anos ainda causa anciedade, uma vez que em 2017 será lançado The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o décimo nono título.

Link, o protagonista do jogo, tem como objetivo proteger o reino de Hyrule e a relíquia deixada pelas Deusas criadoras do mundo, Triforce. Quebra-cabeças e problemas complexos fazem parte da franquia de sucesso.

+Descoberta da Semana: Faça formigas sobreviverem ao inverno inesperado em Antyz

Doom (1993)

Geração X e Y: Doom
Reprodução YouTube
Geração X e Y: Doom

Se hoje temos jogos como Couter Strike (CS), Far Cry e Call of Duty é graças ao Doom. Sim, o jogo com classificação de 18 anos é o primeiro jogo do gênero.

Após ser deportado para Marte por se recusar a cumprir uma ordem de seu superior, o protagonista é levado para trabalhar em um complexo industrial, onde experiências de teletransporte são feitas, mas algo dá errado e criaturas bizarras começam a vir desses pontos. O objetivo do jogo é bem simples, o que se deve fazer é encontrar a saída de cada fase sem ser pego pelas criaturas, lixo tóxico, e tetos esmagadores.

Age of Empires (1997)

Geração X e Y: Age of Empires
Reprodução YouTube
Geração X e Y: Age of Empires

Se você gosta de pensar e conquistar civilizações, faça o download de Age of Empires agora. Aproveite que o jogo pode ser facilmente baixado nos computadores de hoje em dia.

No jogo é possível efetuar trocas com outras civilizações e ter o própro meio de produção, mas guerras são mais lucrativas no game, de modo a permitir que o gamer pense estratégicamente nos próximos passos de sua civilização.

Couter Strike (2000)

Geração X e Y: Couter Strike - CS
Reprodução YouTube
Geração X e Y: Couter Strike - CS

Você com certeza já foi à Lan House jogar CS. Para quem não conhece, no jogo acontece a divisão entre dois times: terroristas e contra-terroristas. Onde cada equipe deve promover a eliminação completa do outro grupo.

Armar e desarmar bombras, sequestrar e salvar reféns também são elementos marcantes nesse jogo de Tiro em Primeira Pessoa (FPS).

God of War (2005)

Geração X e Y: God of War
Reprodução YouTube
Geração X e Y: God of War

Parece que foi ontem que God of War foi lançado para Playstation 2, mas já passaram mais de dez anos. O jogo com forte influencia de mitologia grega conta a história do espartano Kratos, que tem como objetivo se vingar de Ares (Deus da Guerra).

O jogo foi um sucesso assim que lançado, cerca de oito milhões de cópias foram vendidas nas duas primerias cotas do game. Além disso, a saga de Katos ganhou o prêmio “Jogo do Ano” pela Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS).

+Como escolher o jogo mais adequado para você?

Nostalgia

Muito provavelmente você já se desfez de um console antigo para comprar um mais novo. Afinal, novidades mexem com a gente, mas se a saudade está batendo fique calmo, o iGames deixa aqui para você alguns lugares que vendem consoles antigos e acessórios destes para você voltar no tempo e despertar a infância da sua geração. 

RJP GAMES (loja online)

SEBO DOS GAMES (loja online)

Endereços na Santa Ifigênia – Centro de SP (lojas físicas)